Análise de imagem de satélite indica poucas nuvens
sobre o Ceará. FOTO: Alex Diniz
A previsão do tempo atualizada na manhã desta sexta-feira (21) aponta céu claro em todas as regiões do Ceará hoje e nos próximos dois dias, segundo análise das condições atmosféricas realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Neste momento, o estado não está sob influência de nenhum sistema indutor de chuvas, o que colabora para o cenário de nebulosidade variável em todas as macrorregiões.

Chegada do inverno
Um fato que chama atenção neste período de Pós-Estação no Ceará é a leve redução da temperatura média mensal. Considerada a época mais “fria” do ano, em municípios como Guaramiranga, localizado no Maciço de Baturité, as médias são de 18,1 °C e 17,4 °C, em junho e julho, respectivamente.

“O dia 21 de junho é marcado pelo início da estação de inverno no hemisfério sul do nosso planeta. Apesar do estado do Ceará estar localizado muito próximo da Linha do Equador, as temperaturas tendem a apresentar uma pequena redução no período de inverno austral. Daí essas médias um pouco mais baixas nessa época. É interessante lembrar que as chuvas mais importantes no Ceará ocorrem entre as estações do verão e do outono no hemisfério sul”, explica o meteorologista da Funceme Raul Fritz.

Post a Comment