Iniciada há poucos dias no Senac Juazeiro do Norte, o Curso Técnico em Design de Interiores está com vagas abertas para interessados em uma nova formação ou em aprimorar conhecimentos. Trata-se da primeira turma do curso no Ceará, com carga horária de 800h, divididas ao longo de um ano. No dia 13/06 (quinta-feira) o Senac Juazeiro do Norte realiza a aula inaugural do curso, com a arquiteta convidada Dora São Bernardo, formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Especialista em Arquitetura e Cidade. Na ocasião, ela vai ministrar a palestra “De Milão ao Cariri: Um novo olhar para o Design de Interiores”, fundamentada no diálogo entre referências culturais e artísticas das duas cidades.

Com escritório em Fortaleza desde sua formação, em 1990, atualmente Dora São Bernardo integra a ABD-CE como conteudista técnica e assina uma coluna na Revista Ambientes – Ceará. Atua ainda como arquiteta concursada do Tribunal de Contas do Ceará, tendo participado de várias edições da Mostra CASACOR Ceará. Além disso, há 11 anos visita um dos maiores eventos de arquitetura e design do mundo, o Salão Internacional do Móvel de Milão. Inteiramente presencial, o Curso Técnico em Design de Interiores tem aulas de segunda a quinta, das 18h às 22h. O conteúdo será ministrado por três professores. Durante a formação, o aluno aprende a elaborar e acompanhar a execução de projetos de interiores de espaços residenciais, comerciais, institucionais e promocionais.

Uma vez certificado, o profissional pode atuar em escritórios de arquitetura, de design de interiores, em estabelecimentos especializados em materiais e revestimentos ou móveis, com vínculo empregatício ou como prestador de serviços, individualmente ou integrando equipes multiprofissionais, contribuindo na proposição de soluções. Muito mais do que “decoração”, o design de interiores envolve a tarefa de encontrar soluções espaciais para melhorar a relação entre o ser humano e o ambiente, no sentido de tornar mais agradáveis a convivência e o estar nos espaços – sejam profissionais ou pessoais –, de acordo com as tendências e inovações do mundo contemporâneo.

A escolha por Juazeiro do Norte para a primeira turma do curso foi estratégica, ao contemplar públicos de diversas cidades do Cariri. “Enxergamos a potencialidade cultural e econômica da região, e vimos aí uma oportunidade”, justifica Cristiano Saraiva, Gerente Administrativo do Senac Crato. Ao mesmo tempo em que a riqueza da cultura no Cariri pode trazer novas perspectivas para o curso e seu conteúdo, a iniciativa chega para fomentar o setor da região.

Post a Comment