Uma pesquisa realizada este ano e divulgada na última semana identificou que a Estátua de Padre Cícero, no Horto, é o terceiro símbolo mais lembrado para representar o Ceará. Em primeiro lugar, a fé e o forró estiveram empatados, seguidos pela figura de São Francisco e, finalmente, o monumento em homenagem ao Santo Popular, Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.

Organizador da pesquisa, o Instituto Opnus entrevistou 1693 cearenses para saber suas preferência em comida típica favorita, praia que mais deseja conhecer, humorista preferido, cantor ou banda de preferência e símbolo que mais representa o Ceará. O resultado não espantou ninguém.

Baião de Dois é a comida preferida dos cearenses, tendo o cuscuz ficado em terceiro lugar, com 5%.

Já Jericoacoara é a praia que os cearenses mais querem conhecer, seguida por Canoa Quebrada.

Ainda pela pesquisa, Raimundo Fagner é o artista cearense favorito entre os seus. Wesley Safadão e Xand Avião ficam em segundo e terceiro lugar.

Tirulipa foi mais lembrado pelos cearenses durante a pesquisa, consagrando-se como o humorista favorito.

ESTÁTUA

Escultura projetada pelo pernambucano Armando Lacerda, a construção da Estátua de Padre Cícero, no Horto, tomou início com o então prefeito Mauro Sampaio, em 1967. Feita com cimento brasileiro, húngaro e russo e projetava em oficina na Rua São Paulo, o maior monumento de Juazeiro foi inaugurado em 1969, na véspera do dia de Finados.

Anos mais tarde, a Estátua se tornaria cartão-postal de Juazeiro do Norte e monumento responsável por atrair milhões de fiéis e romeiros de todo o Brasil para o centro do Cariri.

(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment