Após Juazeiro do Norte confirmar alguns casos de H1N1, causando receio na população, cinco estudantes do ensino fundamental da rede privada estão produzindo álcool em gel caseiro de baixo custo e com ação repelente.

“Todo mundo na nossa sala está usando bastante álcool gel, mas ele é muito caro. Foi então que descobrimos, vendo um vídeo no YouTube, que podíamos produzir e gastar menos”, conta Maria Clara Barros, idealizadora da iniciativa. Sabendo da ação preventiva desse produto contra o vírus H1N1, Maria Clara, Maria Simone, Layla Dantas, Letícia Maria e Stella Maris começaram a produzir o álcool gel no próprio laboratório de ciências da escola.

Segundo as estudantes, inicialmente, a proposta é ofertar o produto à comunidade escolar a um custo bem abaixo do mercado, sem pretensões de lucro, apenas para arcar com as despesas da produção. Posteriormente, caso se tenha algum lucro, as estudantes pretendem usar a renda para fabricar mais álcool em gel, desta vez para doar aos idosos que vivem em abrigos.

Layla Dantas, detalha os benefícios do produto. “O nosso álcool em gel é um produto caseiro, não contém a mesma quantidade de químicos como os industrializados, tem propriedades repelentes, além de possuir baixo custo”, explica. Para que a substância aja também como repelente, as estudantes acresceram à fórmula, essência de lavanda, que afasta os insetos naturalmente.

Para produzir 1 litro do álcool em gel caseiro, as alunas gastaram 6 reais de ingredientes, o que rende 30 potes de 35 ml cada. Cada um deles custará apenas R$ 1,10, valor abaixo do que é pago pela mesma quantidade em farmácias ou supermercados. Segundo elas, a pretensão é que a partir desta semana, a comunidade escolar já possa adquirir o produto.

Além do preço atrativo, da preocupação com a saúde coletiva da comunidade escolar e dos idosos em abrigos, o produto pensado pelas estudantes também carrega a comprovação de qualidade. Quanto à sua eficácia no combate ao vírus da Influenza H1N1, o professor Calebe Fontenelle, biólogo que supervisiona o projeto, atesta que o álcool etílico, principal base do produto desenvolvido, é extremamente potente contra os vírus.          (Site Badalo)

Post a Comment