FOTO: Gazeta do Cariri
Considerada uma das maiores feiras agropecuárias do Norte-Nordeste, a Expocrato, fundada em 21 de junho de 1944, completa hoje 75 anos de criação. No mês passado, José Kleber Callou Filho, um dos criadores de zebu mais conhecidos do Cariri cearense e neto de Pedro Felício Cavalcanti, um dos fundadores da Feira, recebeu um reconhecimento da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) – que em 2019 completa 100 anos.

A solenidade de entrega da comenda aconteceu durante a ExpoZebu, em Uberaba (MG), e contou com criadores de todo país. Kleber Callou é advogado por formação e criador de Gir, Indubrasil e Nelore. 


Herança agropecuária
Em 1944, o avô de José Kleber, Pedro Felício Cavalcanti, chegou a ir do Crato até Uberaba, em Minas Gerais, para participar da ExpoZebu. Ele conheceu o evento e buscou a inspiração que precisava para organizar uma exposição agropecuária no Cariri – foi assim que também nasceu a Expocrato.
“Meu avô esteve aqui em Minas Gerais na década de 40 e comprou os primeiros animais… a gente continua o legado deixado por ele até hoje. A ABCZ viu nessa história o mérito nacional para recebermos a comenda”, afirma. 

Kleber é dedicado à agropecuária desde cedo. Herdou o amor e a criação do avô. O agropecuarista também já representou várias entidades de classe do setor, foi assessor parlamentar da Assembleia Legislativa do Ceará, vice-presidente da Associação dos Criadores do Crato e hoje é reconhecido no Brasil pelo rebanho de destaque que tem; rebanho de Gir, Indubrasil e Nelore que foi introduzido no Cariri pelas mãos do saudoso avô.            (Fonte: Site Badalo)

Post a Comment