De janeiro a maio deste ano, o número de acidentes de trânsito em Juazeiro do Norte caiu em quase 13% em relação ao mesmo período de 2018. Nos cinco primeiros meses de 2019 foram contabilizados 220, enquanto no ano anterior, chegou a 252 ocorrências. Os dados são do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

O diretor do órgão, José Pedro Cipriano, reforça que o setor de Educação está intensificando as campanhas dentro de empresas e de escolas públicas e privadas. Além disso, ruas e avenidas estão sendo sinalizadas por toda a cidade.

Na Rua da Paz, no bairro Romeirão, por exemplo, uma faixa de pedestre e uma lombada, em frente de uma unidade de ensino, já provocaram mudança de comportamento de motoristas e motociclistas para alívio dos pais e moradores.

A dona de casa, Maria França da Silva, moradora do bairro Romeirão, conta que, antes da nova sinalização, os condutores abusavam da velocidade e de manobras arriscadas, como empinar motocicletas. “Hoje, mudou. Fez a diferença”, garantiu.

A situação também está diferente no bairro José Geraldo da Cruz, onde as vias no entorno da praça e da capela foram sinalizadas pela primeira vez. Segundo o barbeiro, Antônio Firmino Alves, que mora na área, o trânsito está mais seguro.

Frota
Até o mês de março, Juazeiro do Norte contava com 122.734 veículos registrados no Município, sendo a maioria motocicletas (55.928) e automóveis (39.535) , segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-CE).

Isso torna a terra do Padre Cícero a segunda maior frota de todo Ceará, a frente, inclusive, de Caucaia, que possui população maior, mas registra 93.713 veículos. Naturalmente, Juazeiro do Norte fica atrás apenas de Fortaleza (1.127.975).

Contudo, a média de veículos por habitante em Juazeiro do Norte é maior que na capital cearense. A terra do Padre Cícero apresenta um veículo a cada 2,2 habitantes, enquanto a Fortaleza fica um pouco acima: 2,3.

Crescimento
Em 2012, a frota de veículos de Juazeiro do Norte chegava a 80.686 veículos. Até 2017, com um salto representativo, quase atingiu 90 mil. Já o número de pessoas habilitadas em Juazeiro do Norte é um pouco acima da metade da frota atual: 78.234.

Post a Comment