Fãs da literatura e do legado do educador e filósofo pernambucano Paulo Freire terão o deleite de apreciar o evento anual que já é tradição no Cariri. Entre os dias 15 e 21 de setembro de 2019 o Crato será palco da 6ª Semana Freiriana, uma iniciativa da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA), com organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, sendo sediada na unidade caririense do SEST/SENAT.

O evento se realizará no contexto das ameaças a direitos humanos fundamentais e à própria vida, em curso no Brasil e em outras partes do mundo, movidas por uma cultura de ódio, intolerância e negação do outro que tem pautado a jornada humana nesse planeta nos últimos tempos.

A agenda da #SFC2019 soma-se a edição estadual da Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação (CONANE Ceará) e o Encontro Regional de Educação Popular em Saúde e Convivência com o Semiárido.

Expressão Freiriana
Paulo Freire, uma das maiores expressões da educação em todo o mundo e patrono da Educação no Brasil desde o dia 13 de abril de 2012 [Lei 12.612/2012], passou no contexto atual a ser tratado pelo atual governo como inimigo público número 1, em que pese a valiosa contribuição do educador pernambucano para a educação do nosso país e, sobretudo, para a alfabetização de adultos.

Ademais, para além das temáticas diretamente relacionadas ao ensino e às práticas pedagógicas, a Semana Freiriana do Cariri tem se revelado um espaço privilegiado para o diálogo e a reflexão sobre questões éticas e sobre a urgência de um novo paradigma, já em construção, centrado na vida e numa perspectiva ecológica profunda.

Rodas de conversa
O evento contará com cinco rodas de conversas entre os presentes e uma pessoa especialmente convidada para cada noite. Os convidados para essa sexta edição da semana são o educador português José Pacheco, da Escola da Ponte; o professor, teólogo e ator Henrique Vieira (RJ); a psicóloga Ana Vládia Holanda (CE); o cronista das ruas e das artes Eduardo Marinho (ES); e a jornalista, escritora e documentarista Eliane Brum (RS).

Música, poesia e teatro
A programação da 6ª Semana Freiriana do Cariri será aberta no dia 15 de setembro, com o show “Vinícius”. O educador, poeta, compositor e instrumentista Vinícius Pinho, filho do educador e entusiasta freiriano Joelmir Pinho, reúne amigos como o poeta pernambucano Vinícius Gregório e os instrumentistas Vinícius «Saravá» (CE) e Thiago Vinícius (CE) para um show performático que apresenta composições de poesias e músicas autorais, além de poemas de Vinícius Gregório e Vinícius de Moraes.

Já o encerramento, na noite do dia 21 de setembro, ficará por conta do espetáculo musical “Pagu, anjo incorruptível”. O espetáculo cruza realidades no espaço e no tempo, sobrepõe histórias e canções, mistura camadas dramatúrgicas, poéticas e musicais para falar do que é ser mulher hoje. Para falar do que foi ser mulher ontem. O ponto de partida é o mesmo: fragmentos da vida e obra de Patrícia Rehder Galvão.

A peça deseja enxergar através dos olhos moles de Pagu, através dos olhos dessa brasileira, dessa mulher que foram tantas, que desejou tanto, que pagou o preço, e foi até as últimas consequências de suas escolhas. Arte, política, amor, família, ideologia, morte, liberdade, justiça e escolhas.

Exposições e oficinas formativas
Durante todo o mês de setembro desse ano serão realizadas três exposições fotográficas simultâneas, em diferentes espaços do Cariri cearense, em preparação à 6ª Semana Freiriana do Cariri. A primeira exposição, intitulada Amores Perfeitos, reúne cerca de 25 fotos de Maria Clara Adams (RS) e chileno René Cabrales, sendo que já parcialmente apresentada ao público da Semana durante a quinta edição do evento, em 2017.

O fotógrafo, sociólogo e professor universitário Marcos Alberto de Oliveira Vieira (CE), autor da exposição fotográfica Iandê Á’Tá Joaju [Juntos Somos Fortes] passou três meses com os Tremembé de Barra do Mundaú. As fotografias, segundo Marcos Vieira, são importantes para mostrar como os povos originários preservam o meio ambiente e a cultura ancestral ainda mais agora em que o governo federal tem dado sinais de que tentará revogar decisões anteriores que garantiram a permanência de indígenas em suas terras.

Já a exposição Mulheres do Semiárido: semeando direitos reúne fotos de mulheres de comunidades rurais dos 31 municípios cearenses participantes do projeto Paulo Freire, uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), com apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). A fotógrafa Alice Oliveira (CE) registrou o dia a dia de dezenas de mulheres e selecionou cerca de 35 imagens para compor a mostra.

Os percursos formativos que integrarão a agenda da 6ª Semana Freiriana do Cariri se destinarão a grupos de 30 a 50 participantes, podendo reunir pessoas de várias áreas de interesse e conhecimento. Serão realizadas duas oficinas e um minicurso, com tempos de duração e valores de inscrição diferentes. Os percursos formativos são as únicas atividades da Semana com inscrições pagas.

As inscrições para o evento já estão disponíveis com reservas no site da Sympla, com rodas de conversa gratuitas e oficinas de Fotografia digital, “Canto que saio do canto” e MROSC e parcerias Estado e OSC, com valores a partir de R$ 25.

Confira a programação completa clicando no link                        (Fonte: Site Badalo)

Post a Comment