FOTOS: Fernanda Alves
A 43ª edição da Vaquejada de Juazeiro do Norte foi aberta oficialmente na manhã desta sexta-feira (12), com uma cavalgada que reuniu milhares de pessoas, dentre elas, representantes do município e de forma predominante, os vaqueiros que vão participar dos três dias de competição. Antes da saída da cavalgada, os participantes receberam a benção do Padre Paulo, vigário de Várzea Alegre, no Largo da Matriz, na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores.

Para Sávio Bezerra, organizador da cavalgada e das competições, é sempre gratificante participar da maior festa que acontece em Juazeiro, assim ele intitula. “Meu pai foi um dos fundadores e é sempre importante estar presente na Vaquejada. Participo desde a primeira edição”, completa Sávio.

O pessoal das associações de proteção aos animais também estiveram presentes, reforçando a determinação do Ministério Público em relação ao cuidado com os bichos. Mariângela Bandeira, presidente da Associação Defensora dos Animais Carentes (ADAC), foi uma das participantes da campanha. “O intuito é reforçar aos cavaleiros o não uso de esporas, porque configura crime de maus tratos aos animais”, afirma.


Wilton Araújo fala que participa anualmente e recomenda. “É muito legal, todo mundo tem que participar”, fala o jovem. Assim como ele tem o Victor Rômulo, que voltou a morar no Cariri e reforça a importância do evento. “É sempre boa essa energia que passa, relembrando a cultura de Juazeiro, porque vaquejada é isso”, finaliza Victor. Tem quem afirma que a melhor região para a prática desse esporte, é Juazeiro do Norte. “Aqui é a melhor região que tem, todo ano venho, perco não”, disse Jailson Júnior.

João Paulo levou o filho João Miguel de um ano e meio, levando a tradição para outras gerações. “É a segunda vez que trago meu filho para participar da missa do vaqueiro”, disse o homem. A mulherada também esteve presente. Ana Paula Alencar disse participar todo ano. “Amo o esporte, amo cavalos, venho todo ano e incentivo outras mulheres a participar”, completa.                  

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment