Enquanto para muitos a Expocrato é sinônimo de festa e comidas típicas, para os alunos e professores do Instituto Centec, o evento é a oportunidade perfeita para divulgar à população as inovações e o conhecimento desenvolvidos nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), Centros Vocacionais Técnicos (CVTEC) e nas Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec). Do dia 13 a 21 de julho, o Centec terá um estande na Expocrato 2019 e proporcionará vivências em experimentos tecnocientíficos e a degustação de produtos inovadores da gastronomia regional.

Gastronomia regional
Os visitantes poderão provar o pão de queijo enriquecido com polpa de pequi, sorvete de palma forrageira, biscoitos aromatizados com ervas e cookies enriquecidos com amêndoas. Além disso, serão apresentados ao público a farinha da amêndoa da macaúba, tortas residuais do buriti e da macaúba e óleos de pequi, da macaúba e do babaçu.

Na quinta-feira (18), às 6h, será oferecido um café da manhã sustentável para os trabalhadores da limpeza e visitantes do estande. No cardápio terá: bolo de casca de frutas, pães e tapiocas coloridos com a casca de beterraba, couve e cenoura, torta de talos e cascas de legumes; sucos de cascas de frutas, café e leite.

Meio ambiente e sustentabilidade
Na área de meio ambiente, o público poderá aprender a desenvolver um biodigestor caseiro e conhecerá um protótipo de separador de água e óleo, além de um sistema compacto para lava-jatos. Durante todos os dias de evento, os visitantes poderão participar de uma oficina de fabricação de sabão com resíduo do óleo de cozinha.

Já para os interessados em agricultura, o Centec apresentará um sistema de compostagem orgânica, composteira artesanal, composteira com estufa caseira e fará a distribuição de mudas e hortaliças e peixes ornamentais. Também será possível adquirir óleo de cenoura orgânica para inúmeras aplicações e conhecer uma proposta de amaciante caseiro feito com sabonete reaproveitado. Confira a seguir outros itens da programação do Centec na Expocrato 2019:

Projeto de Inclusão Sociodigital – Sistema de irrigação de baixo custo – Oficina de robótica educacional – Oficina de impressão 3D – Oficina de confecção de Placa de Circuitos Impressos (PCB) – Apresentação do Protótipo de Mini CNC – Políticas públicas na acessibilidade de energias renováveis – Startups da Incubadora do Centec (Intece).

Post a Comment