O Conselho de Desenvolvimento do Turismo no Cariri (Condetur) reúne uma força-tarefa com o objetivo de inserir, em programa do Governo Federal, cidades como Nova Olinda, Santana do Cariri, Missão Velha e, de maneira especial, as que compõem o Crajubar. O Investe Turismo foi lançado no fim de maio, com R$ 200 milhões em investimentos iniciais. A iniciativa, desenvolvida conjuntamente pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur, busca acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade e a competitividade em 30 Rotas Turísticas Estratégicas do Brasil, com foco na geração de empregos. 

Entre os benefícios a serem fornecidos pelo programa, destacam-se incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, melhoria de serviços, inovação e marketing voltados para o setor de turismo. Sete municípios cearenses estão incluídos entre as rotas, todos eles da Região Metropolitana de Fortaleza. Diante deste cenário, o Condetur se une a lideranças políticas caririenses, a exemplo de deputados estaduais e federais, para incluir o Destino Cariri no programa. 

O Destino Cariri tem sido divulgado desde a criação do Condetur, em 2018. O conselho congrega secretários municipais de Turismo, empresários, agentes, guias e outros atores que lidam com o setor de turismo no Cariri. O órgão mapeou os potenciais turísticos da região, para transformar cidades caririenses em polos de turismo local, nacional e até internacional. O Destino Cariri organiza os potenciais da região em cinco circuitos: das Águas, Cultura, Aventura, Religiosidade e Paleontologia. 

O secretário de Turismo de Crato, Luis Carlos Saraiva, vice-presidente do Condetur, analisa que o programa disponibiliza uma série de investimentos relevantes para o Cariri. Ele enfatiza que Crato, Juazeiro do Norte e outras cidades da região estão inseridas no Mapa do Turismo Brasileiro, do Governo Federal. “O que facilita o ingresso do Destino Cariri para receber essas verbas. Inclusive, já renovamos para 2020. Começamos uma peregrinação para mobilizar forças políticas para que possamos incluir o Destino Cariri”, ressalta Saraiva, acrescentando que uma reunião no Ministério do Turismo deverá acontecer em breve para que o destino seja apresentado.          (Fonte: Jornal do Cariri)

Post a Comment