Anna Crystina, Amanda Agatha, Katarina Mariano e Valeska Maria são estudantes da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Dona Maria Amélia Bezerra, em Juazeiro do Norte, e têm em comum o amor pela cultura coreana. A música K-Pop (música pop coreana) e os desenhos animados fizeram com que as jovens buscassem aprender sobre o idioma e a cultura da Coreia. Não demorou muito para que o conhecimento adquirido fosse repassado para outros estudantes da instituição, através do clube de coreano. Para auxiliar os colegas com o idioma, as estudantes produziram uma apostila e, agora, querem ir além, através da publicação de um livro em coreano. 

A estudante Anna Crystina explica que tudo começou quando as estudantes perceberam que tinham em comum a paixão pela cultura coreana. “A gente pesquisava, tirava dúvidas e fomos aprendendo o idioma, e surgiu a ideia de montar o clube de coreano, onde ensinamos a outros estudantes. Elaboramos uma apostila para facilitar as aulas e o entendimento dos alunos e, com isso, veio a ideia de lançar um livro. Como não tínhamos notebook, escrevemos e editamos pelo celular. Deu muito trabalho, mas ele está pronto. Agora, estamos em busca de apoio para publicar”, relata Anna Crystina. 

As estudantes já começaram a solicitar orçamentos para a publicação do livro e, durante o mês de julho, vão aproveitar o período de férias para conseguir patrocínios. “Só para patentear, uma empresa que nos passou o orçamento, informou que custava R$1.500. Além disso, temos que pagar para imprimir. Todo o processo foi bem trabalhoso e não queríamos ficar no meio do percurso. Gostaríamos que a iniciativa pública e privada nos ajudasse a publicar o livro e a permitir que outras pessoas tenham a oportunidade de aprender coreano, ter esse primeiro contato com o idioma e a cultura coreana”, comenta Amanda Agatha. 

Mais informações: (88) 98837-2684 - (88) 99927-6362                   (Jornal do Cariri)

Post a Comment