Header Ads

Expocrato: saiba 12 curiosidades sobre a maior feira do Norte e Nordeste



Foi em dezembro de 1944 que a primeira edição da Feira Agropecuária do Crato tomou conta da cidade com intensa movimentação de visitantes e negociadores. 

De lá para cá, a Expocrato somou 75 anos de fundação, avanços e conquistas, sendo hoje considerada Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados, uma das maiores do gênero e a maior do Norte e Nordeste brasileiro.

Durante todos esses anos a Expocrato colecionou histórias, causos e curiosidades na mente dos caririenses. Confira 12 fatos históricos sobre este evento:

A feira nasce para incentivar a agropecuária na região do Cariri, até então dominada pelos engenhos de cana de açúcar.

Seus pais fundadores foram Wilson Gonçalves, então prefeito do Crato, e o professor e criador de gado Pedro Felício Cavalcante, que hoje batiza o Parque de Exposições, atualmente o maior do Nordeste, segundo o Governo do Estado.

A primeira edição contou com 500 animais. Atualmente, são mais de 120 expositores e 10 mil animais, entre bovinos, equinos, caprinos, aves, peixes e roedores são aguardados para os nove dias de exposição.

Entre a primeira edição e a segunda edição houve um intervalo de 9 anos, devido ao pós II Guerra Mundial e a crise econômica. Logo, em 2019, são 68 edições.
De volta, a segunda edição foi lançada no centenário do Crato, em 1953, onde hoje é a praça Alexandre Arrais.

Em 2012, a Expocrato teve como tema o centenário de Luiz Gonzaga, com exposição de roupas, fotos e música.

“Eu vou pro Crato”, inclusive, é uma das músicas de Luiz Gonzaga que recepciona os visitantes no Parque de Exposição todos os anos.

Foi na década de 1960 que a Feira começou a ter momentos de entretenimento com apresentações folclóricas e shows noturnos.

Em 1959, a Exposição Regional Agropecuária do Crato foi elevada à categoria de Exposição Centro-Nordestina.

Luiz Gonzaga, Belchior, Fagner, Ednardo são alguns nomes que passaram pela Expocrato antes da consolidação também como evento de entretenimento. Em 2018, o Parque de Exposição recebeu uma mega reforma e expansão.

Fora 4.434,30 m² de reformas nas construções existentes, como pavilhões, e acréscimo de 11.137,50m² em novas construções.

No mesmo ano, a parte de shows noturnos ganhou o título de Festival de Música, sendo o maior do Norte e Nordeste, por contemplar diversos ritmos e receber mais de 50 atrações ao longo de 9 dias.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.