Um grupo de voluntários formado por universitários tem realizado ações solidárias junto aos moradores em situação de rua, em Crato. Os estudantes oferecem comida e até medicamentos para os moradores que vivem em ruas e praças do município cratense. A ação acontece as sextas-feiras e excepcionalmente aos sábados – nos finais de semestre, quando há maior demanda na faculdade.

Os cerca de 21 estudantes dos cursos de educação física, história, fisioterapia, enfermagem, entre outros, formam o Grupo União ao Próximo, um coletivo que, com pouco mais de dois meses de existência, oferece dignidade aos moradores de rua.

Conforme conta o estudante de Educação Física da Universidade Regional do Cariri (URCA), Erivaldo Júnior, o Grupo União ao Próximo, surgiu a partir da união dos colegas de turma que foram agregando mais pessoas ao projeto.

O objetivo é ajudar as pessoas com aquilo que é fundamental: o alimento e também com apoio, como destaca o estudante Pedro Henrique Caldas “Nosso objetivo não é apenas alimentar essas pessoas, mas dar a elas uma esperança que ainda há alguém que acredita nelas, pois não oferecemos apenas comida, mas palavras de apoio também”.


A arrecadação financeira e de alimentos é feita de modo colaborativo e cada um ajuda como pode. A alimentação que será servida aos moradores é preparada nas residências das estudantes Yolanda Maciel e Maria Betânia Guedes.

As duas contam que a experiência tem sido muito comovente e acreditam que é através da solidariedade que há a transformação na sociedade. Erivaldo Júnior, por sua vez, acredita que com a ação, o Grupo União ao Próximo consiga, em um curto prazo, inspirar mais jovens a estender as mãos a quem mais precisa.

Saiba como ajudar através do Instagram @uniao186             

(Fonte: Blog Papo Reto Cariri)

Post a Comment