Após o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) Cariri ter o orçamento contingenciado em 35%, comprometendo sua programação a partir deste mês, um grupo de caririenses envolvidos no meio artístico organiza, nesta terça-feira (2), no auditório do CCBNB, a partir das 18h, uma reunião de mobilização contra o fechamento do Centro.

Erika Sousa, uma das organizadoras do movimento, afirma que a motivação para a reunião parte do "cancelamento da agenda pré-programada e a não confirmação de alguns orçamentos, como o direcionado ao Rock Cordel, que gerou esse medo de que o Centro Cultural iria fechar”, disse ela. Erika ainda conta que, em visita ao CCBNB, constatou a diminuição do horário de funcionamento da biblioteca e o fato de não haver mais locação de livros, assim como a diminuição significativa do número de funcionários no local.

Entre as pautas da reunião estão a criação de uma rede social para buscar adesão de artistas e produtores que possam gravar um vídeo em defesa do CCBNB Cariri; pensar em ações públicas (eventos dentro e fora do CCBNB); chamar o público para aderir à causa com shows, esquetes e saraus de poesia; e procurar autoridades políticas locais que apoiem o Centro. Esta é a primeira ação no Cariri em relação à situação do Centro Cultural.

Contingenciamento da verba
Segundo o gerente do CCBNB Cariri, Ricardo Pinto, o contingenciamento em 35% do orçamento da instituição compromete a continuidade das atividades. A notícia da diminuição da verba foi dada oficialmente apenas na última segunda-feira, 24, quando o Centro já havia gasto o saldo disponível.

Ricardo diz que, para seguir com as atrações deste mês, foi solicitada a liberação de uma verba reduzida. Algumas atividades foram canceladas. O contingenciamento também afetou as contratações do Centro, que teve de dispensar auxiliar de biblioteca, técnico de som e luz e diagramador.            

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment