Marcos Alexandre Lucena, Delegado da RFB de Juazeiro
do Norte assina termo de parceria com UFCA. FOTO: Emanoella Callou
O Projeto Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), do novo de Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Cariri (UFCA), assinou, na quarta-feira (03), uma parceria com a Receita Federal do Brasil. O objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de baixo poder aquisitivo.

Para o professor Marcone Venâncio, coordenador do curso de Ciências Contábeis, o curso tem início com uma forte visão extensionista e outras ações já estão previstas. O Reitor da UFCA, Ricardo Ness, salientou a importância da iniciativa e afirmou que é dever da universidade firmar parcerias com as instituições em prol da sociedade.

O projeto visa proporcionar oportunidades de treinamento adequado à profissionalização no campo das contábeis, por meio da realização de trabalhos e atividades práticas, apoiando contribuintes de baixa renda, pequenas empresas ou sociedades civis sem fins lucrativos, que, de outro modo, não teriam acesso as orientações contábeis e fiscais básicas.

Espera-se que o NAF possa contribuir com o desenvolvimento sustentável de pequenos negócios e empreendedorismo, atuando em várias cidades na Região do Cariri, unindo questões de cidadania à prática pedagógica do Curso de Ciências Contábeis. O Núcleo irá oferecer ainda treinamentos para a sociedade em geral, especialmente buscando apoiar a população mais carente e menos informatizada no conhecimento e acesso aos serviços on-line da Receita Federal.

Dentre as metas do NAF, estão ainda a capacitação dos estudantes envolvidos no projeto, a implantação de um centro de atendimento e início do atendimento à população, previsto para o segundo semestre deste ano.

Post a Comment