Alunos e professores da Universidade Federal do Cariri (UFCA) iniciaram proposta da criação de um projeto visando a criação de políticas públicas voltadas à saúde no Cariri, tendo como base o município de Juazeiro do Norte. A ideia é que o diálogo com a sociedade e a articulação entre o poder legislativo dos municípios de Crato, Juazeiro e Barbalha possa facilitar a criação de políticas que favoreçam a manutenção de costumes e medidas preventivas em saúde, dentro da atenção básica.

A campanha pública, denominada Comunidade, Experiência e Saúde (COESA), foi idealizada por discentes do quinto semestre do curso de Administração Pública da universidade sob coordenação do professor Dr. Ranieri Moreira, objetivando integrar a sociedade e o poder público na formação destas políticas públicas e também a criação de uma agenda pública informal, de início externo, de uma política pública que contempla, sobretudo, práticas fitoterápicas nos programas de saúde básica na cidade em questão.

No último dia 25 de junho, após diversas articulações e pesquisas foi promovida na UFCA uma reunião pública e a proposta de criação do COESA, com presença de estudantes da instituição, comunidade, profissionais da saúde e demais interessados.

De acordo com Geovane Gesteira, estudante membro do grupo, o processo teve seu início quando se realizou uma pesquisa de opinião com mais de 260 pessoas residentes nos municípios de Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte, sendo que este foi responsável pelo valor majoritário das participações. “Mediante tal processo consultivo, diagnosticou-se o reconhecimento da população de que o principal problema local diz respeito à saúde”, conta.

“Diante de tal cenário, iniciaram-se processos de discussões e articulações em rede nos quais os (as) estudantes e demais envolvidos traçaram possíveis soluções para a problemática. Momento em que a medicina popular e tradicional ganhou notoriedade e ocupou o espaço magno nos debates e proposições”, disse Geovane Gesteira.

A intenção é de que a proposta seja levada para discussão na Câmara de Vereadores dos municípios do Crajubar, com a intenção de que o poder público reconheça as benesses e potencialidades dos conhecimentos populares e tradicionais em políticas públicas de atenção básica em saúde no município.       

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment