A Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte está descentralizando a marcação de consultas especializadas e exames para as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A UBS São Miguel (ESF 40/66) é a primeira onde o sistema foi implantado, com agenda de marcação já prevista para o mês de julho. A partir desta experiência inicial, a Secretaria tem como projeto expandir a descentralização para todas as UBS do Município. 

A proposta é que as marcações possam ocorrer na própria UBS, não sendo mais necessário que as solicitações sejam encaminhadas para a Central de Regulação na Secretaria da Saúde, bem como a ida dos pacientes até a Central.

A descentralização tem como objetivo facilitar e tornar mais ágil o acesso dos usuários a estes procedimentos. Na UBS do São Miguel, está sendo feito o levantamento das solicitações existentes, para identificar as prioridades.

“A importância de descentralizar é essa. O próprio profissional da Unidade, a enfermeira, a médica, poderá atestar melhor a necessidade do paciente, pois conhece de perto a sua realidade, sabendo identificar o que é prioridade ou não”, ressalta a coordenadora da Central de Regulação, Fernanda Lobo.

Post a Comment