FOTO: Gabriel Souza
Na última reunião do Conselho Universitário da Universidade Federal do Cariri (Consuni/UFCA) foram aprovadas as propostas de implantação de dois novos cursos de Pós-Graduação na instituição - o curso de Especialização em Engenharia de Infraestrutura Urbana e o curso de Mestrado em Ciências da Saúde.

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Infraestrutura Urbana, terá sede em Juazeiro do Norte e estará vinculado ao curso de Engenharia Civil do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). De acordo com o coordenador do curso, professor Paulo Roberto Lacerda Tavares, “Em termos de abrangência, a implantação deste curso em município do interior nordestino suprirá demandas locais e regionais, até o momento, somente supridas por instituições localizadas a centenas de quilômetros do local da proposta”.

Nesse sentido, o curso de Especialização em Engenharia de Infraestrutura Urbana tem como missão garantir ao público de profissionais, desde recém-formados até aqueles com experiente atuação, a melhor capacitação para oferecer serviços diferenciados de engenharia, em empresas públicas ou privadas, que trabalham com o desenvolvimento de projetos de infraestrutura urbana, baseando-se numa visão moderna e inovadora de produção de soluções. A especialização ainda não tem data de início prevista. 

Já a proposta de Mestrado em Ciências da Saúde, vinculado a Faculdade de Medicina (Famed), previamente aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), deve realizar seleção para sua primeira turma ainda este ano.  De acordo com o coordenador do novo curso de mestrado da UFCA, professor Marcos Lima, "a expectativa é de que a seleção para as 10 vagas previstas ocorra ainda em 2019 e as aulas comecem em 2020, após o início do calendário acadêmico".

O objetivo deste programa é a formação de recursos humanos oriundos das áreas da saúde e biológicas, numa perspectiva inter/transdisciplinar, em nível de mestrado, qualificados e competentes, capazes de atuar na docência, bem como na pesquisa básica. O Mestrado em Ciências da Saúde visa formar profissionais aptos a identificar, interpretar e propor soluções para os problemas de saúde regionais, além de estabelecer colaborações entre pós-graduações e centros de pesquisa, nacionais e internacionais, com vistas à transferência de tecnologias, intercâmbio de conhecimentos, mobilidade de docentes e discentes, e internacionalização do programa.

A criação dos novos cursos está em consonância com as metas para Educação Superior do PNE. Segundo a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Laura Leite, “com a criação de novos cursos de pós-graduação, a UFCA espera contribuir de forma exitosa para o alcance destas metas, o que representa um importante avanço institucional com objetivos estratégicos nacionais e impactos regionais significativos”, afirma.

Pós-Graduação
Atualmente, a UFCA oferece quatro cursos de mestrado (Biblioteconomia, Bioquímica e Biologia Molecular, Desenvolvimento Regional Sustentável e Matemática), um de doutorado (Bioquímica e Biologia Molecular), e ainda este ano oferecerá também o Mestrado em Ciências da Saúde. Além desses, são ofertados na UFCA os cursos de especialização: Residência Médica, Clínica Médica, Cirurgia Área Básica, Pediatria, Patologia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina da Família e Comunidade e Especialização em Tradução e Interpretação de Libras, e, em breve, a especialização em Engenharia de Infraestrutura Urbana.

Post a Comment