Com o objetivo de dar visibilidade a cultura, aos artistas, aos empreendedores criativos, enfim, ao que é da terra, a Feira Barro Criativo tem se tornado um espaço de incentivo e de comercialização de produtos, além de proporcionar a fruição cultural do município caririense. A cada quatro meses durante dois dias uma nova edição acontece. 

A Associação dos Artesãos do Município (ARTEMB) é a principal articuladora do comércio ao ar livre. A iniciativa faz parte do Projeto de fomento a agricultura familiar e de requalificação do artesanato barrense, uma ação conjunta da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social e Secretaria de Cultura e Turismo.

A primeira edição da Feira Barro Criativo ocorreu em agosto de 2018 com apoio da Associação dos Empreendedores Criativos do Cariri (com sede em Crato) e do SEBRAE-Ceará.

Atualmente a estrutura conta com 30 barracas (um investimento de mais de doze mil reais) e gera renda diretamente para mais de (90) noventa famílias, que apresenta vulnerabilidade socioeconômica.

De acordo com a organização, após quatro edições, é nítido o impacto na cidade, onde movimenta a economia local. A feira que tinha para ser apenas um momento pontual, se tornou uma rede colaborativa de artistas, artesãos e microempreendedores locais. 

A Feira ganha o gosto popular e já faz parte do calendário cultural do município com incentivo de órgãos públicos e privados. A próxima edição acontecerá em outubro.                             

(Fonte: Blog Papo Reto Cariri)

Post a Comment