A cidade do Crato está entre os 20 municípios cearenses em situação de emergência pela seca, decretada pelo Governo do Estado do Ceará. Diante deste quadro a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), responsável por operar o abastecimento de água no município, garante o abastecimento adotando o racionamento como forma de melhor gerenciamento dos recursos hídricos nesse período de escassez, contando também com a participação da população.

O maior consumo de água nos últimos meses do ano, devido ao calor intenso, faz com que o fornecimento na cidade do Crato seja otimizado, de forma que as residências recebam a quantidade necessária para o uso diário em horários alternados, por isso SAAEC destaca a importância do uso de caixas d´água para reserva nos horários de fornecimento e utilização quando da interrupção do mesmo.

Segundo Yarley Brito, presidente da companhia, outra vantagem do reservatório é a economia, pois reduz a pressão e consequentemente a quantidade de água que sai na torneira ou chuveiro.

O segundo semestre, tradicionalmente, é o período de estiagem na região do Cariri, portanto se faz necessário redobrar a atenção com algumas medidas simples e permanentes de economia de água, como tomar banhos mais curtos e fechar o registro ao se ensaboar, desligar a torneira ao escovar os dentes, lavar o carro com balde e varrer a calçada ao invés de lavar com mangueira.

Atitudes como estas podem evitar o desperdício de milhares de litros de água por dia, garantindo a sustentabilidade das reservas hídricas.

Post a Comment