Header Ads

Em Juazeiro, congresso aborda a mulher em situações de vulnerabilidade social



Violência sexual, saúde da mulher em cárcere e gestação de usuárias de drogas são temas de destaque do 4º Congresso Saúde da Mulher do Cariri (Consmuc). Organizado pelo Programa de Extensão Atenção à Gestante (ProGest), ligado à Pró-Reitoria de Extensão e à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA), o evento será realizado entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro.

Com inscrições abertas até a data de início, o encontro será realizado no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Podem participar estudantes e profissionais das áreas de saúde e humanas, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, advogados, sociólogos e psicólogos.

“Estudantes e profissionais terão oportunidade de enriquecer e atualizar seus conhecimentos acerca de temas significantes e contemporâneos, com palestras e mesas redondas não só da área da saúde, mas somando os saberes jurídicos, sociais e psicológicos”, explica a professora Patrícia Brayner, coordenadora do ProGest. Além disso, o congresso também instiga os participantes a desenvolver pesquisas na área de saúde da mulher.

Na manhã do dia 31 de agosto, às 8h30, a primeira mesa redonda inicia as discussões sobre violência sexual, com o tema Abuso Sexual e os Impactos Biopsicossociais na Saúde da Mulher. Em seguida, a primeira palestra do encontro discutirá a assistência à saúde da mulher vítima de violência sexual.

No mesmo dia à tarde, a segunda mesa redonda abordará os desafios na promoção da saúde da mulher em cárcere. Logo depois, a violência obstétrica será tema, com a terceira mesa do encontro: Violência Obstétrica: da Legitimidade do Termo aos Impactos na Saúde da Mulher.

Discussões sobre a saúde dos filhos de mulheres usuárias de drogas entram em debate no domingo e último dia de evento, com as palestras Má Formação Fetal nos Filhos de Usuárias de Drogas e Assistência ao Recém-nascido Filho de Usuárias.

Faculdade de Medicina (Famed/UFCA)
Bloco B (Pós-graduação) – campus Barbalha
(88) 3221.9600
famed@ufca.edu.br

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.