A Revista Bárbaras, criada por estudantes do curso de jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) com a intenção de dar visibilidades às mulheres da região, ganha sua segunda edição este mês. O lançamento acontece nesta sexta (16), às 18h na praça Siqueira Campos, em Crato.

O projeto é vinculado às Pró-reitorias de Cultura e Extensão da UFCA e, no seu segundo número, a revista experimental apresenta 14 histórias de mulheres do Cariri descritas em forma de entrevistas, poemas e ilustrações.

“Tivemos cerca de 20 pessoas, na sua maioria mulheres, envolvidas na produção dessa segunda edição, dentre alunas do curso de jornalismo, técnicos de laboratório e colaboradoras designers e jornalistas”, diz Laura Brasil, estudante de jornalismo e fundadora do projeto.

Laura conta que a ideia de criar a Bárbaras surgiu em 2017, quando ela e Alexia de Mesquita (co-fundadora do projeto) participaram do Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação Social em Juiz de Fora (MG) e tiveram contato com um projeto similar chamado Jornal Delas.

“A ideia ficou martelando na minha cabeça e eu refleti sobre a minha universidade e, mais especificamente, meu curso. Vi que haviam algumas produções de jornal e revista do curso, mas nenhum voltado para mulheres”, conta Laura, “foi aí que compartilhei esses pensamentos com Alexia e o professor Anderson Sandes, que me apoiaram a colocar o projeto no papel”, completa.

A terceira edição da revista já está em andamento. Compõe o projeto, além de Laura Brasil e Alexia de Mesquita, as estudantes Jayne Machado, Natália Alves, Julita Agapto, Brenda de Oliveira e Bibiana Belisário, todas do curso de jornalismo.                       

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment