O Hospital do Coração do Cariri passou por inspeção judicial no último dia 5 de agosto. A inspeção foi realizada em razão de Ação Civil Pública (ACP), que busca solucionar o problema da fila de pacientes que necessitam de cirurgias cardíacas na unidade hospitalar. Nos últimos 16 meses, apenas 24 cirurgias foram realizadas. Ao todo, 226 pacientes aguardam na fila.

Durante a inspeção, foram apresentados dados relacionados às cirurgias realizadas e à fila de espera. Desde a última inspeção, realizada em abril do ano passado, 18 cirurgias de angioplastia foram financiadas com recursos do município de Barbalha e seis foram custeados com verbas do Programa “Plantão Saúde Cirurgia”, do Governo do Estado.

Ao fim da inspeção foi acordado a atualização da lista de pacientes aguardando cirurgias cardíacas no Sistema UNISUSWEB, em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde de toda a macrorregião do Cariri. A partir da lista atualizada, o Hospital do Coração deverá apresentar um plano de trabalho para a execução das cirurgias.

O acordo também determinou a conclusão das cirurgias de todos os pacientes incluídos na fila até o dia 31 deste mês. Os procedimentos devem ser realizados com recursos do município e do Programa “Plantão Saúde Cirurgia”.

O Juiz Federal Substituto, Fabrício de Lima Borges, ainda determinou a intimação do Ministério da Saúde para prestar esclarecimentos acerca do processo administrativo no qual o município de Barbalha requer aumento do repasse de verbas federais para o financiamento de ações e serviços de Alta e Média Complexidade na área de cardiologia. O prazo determinado para resposta é de 15 dias úteis.

(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment