Riso, drama, ludicidade, musicalidade. As artes cênicas são capazes de misturar inúmeros elementos para fazer o público se emocionar, refletir e debater os mais diversos temas. Como uma forma de levar todo esse potencial para diversos locais, o Sesc Juazeiro do Norte realiza, de 12 a 27 de agosto, a edição 2019 da Mostra de Teatro de Rua. Este ano, a mostra envolve toda a região leste do Cariri, com espetáculos em 13 cidades.

Mais que incentivar a cultura, a ideia da mostra é preservar e estimular as manifestações artísticas de rua, ocupando os mais diversos espaços como lugares de expressão e divulgação das artes cênicas. Para isso, foram escolhidos para receber as apresentações espaços públicos nas cidades de Juazeiro do Norte, Barbalha, Jardim, Missão Velha, Mauriti, Milagres, Jati, Granjeiro, Porteiras, Brejo Santo, Aurora, Penaforte e Caririaçu.

Cinco espetáculos de quatro grupos compõem o roteiro de apresentações. As atrações foram escolhidas com base tanto nas particularidades artísticas de cada uma, quanto na facilidade que têm para dialogar com diversos públicos, independentemente de questões como idade ou escolaridade. Entre as produções que vão ser apresentadas, existem grupos de Fortaleza, Juazeiro do Norte e também da Paraíba.

Programação

Espetáculo: Chafurdo
Grupo: Dona Zefinha – Itapipoca - CE
Duração: 50 minutos
Classificação Indicativa Livre
Em Ch@furdo, três irmãos se reúnem para realizar uma apresentação musical improvisada com a maioria dos instrumentos feitos de materiais alternativos. Ao longo do espetáculo, vão descobrindo, junto do público, diversas formas de composição musical. O irmão mais velho tenta a todo o momento reger e organizar a apresentação, façanha que se torna difícil uma vez que o irmão mais novo sempre se desconcentra atrapalhando os números e deixando o irmão do meio entre a obrigação e a brincadeira.

Data e local:
15/08 - 19h - Mauriti (Praça Padre Cícero)
16/08 - 19h – Milagres (Praça Sete de Setembro)
17/08 - 19h - Juazeiro do Norte (Estacionamento do Sesc Juazeiro do Norte)

Espetáculo: As Presepadas de Benedito
Grupo: Mamulengo, Arte do Riso – Juazeiro do Norte - CE
Duração: 50 minutos
Classificação Indicativa Livre
Um espetáculo de teatro de bonecos que brinca com cenas lúdicas e engraçadas próprias do Nordeste, onde de tudo acontece. Apresentado pela maestria do personagem Benedito, um vaqueiro muito afamado na região que com suas espertezas e coragem sempre se sai das diversas situações. O espetáculo é recheado com muitas passagens musicais, atua sempre acompanhado por uma dupla formada por zabumba e pífano. O improviso e as brincadeiras com a plateia tornam o espetáculo mais descontraído e participativo.

Data e local:
19/08 - 17h – Jati (CRAS – Centro de Referência de Assistência Social)
20/08 - 15:30h – Granjeiro (Pátio do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social)
26/08 - 19h – Penaforte (Praça Central Querubins Bringel)
27/08 - 15h - Distrito São Gonçalo – Juazeiro do Norte (Quadra da Escola José Araújo)
27/08 - 19h – Caririaçu (Centro Cultural Raimundo de Oliveira Borges)

Espetáculo: Troca-se Histórias por Brincadeiras
Grupo Arretado Produções Artísticas - Joao Pessoa/PB
Tempo de Duração 50 minutos
Classificação Indicativa Livre
Contando histórias e ganhando brincadeiras: espetáculo constrói universo interativo, dinâmico e lúdico. Dengoso é um palhaço aventureiro, que anda em parceria com seu sobrinho Pitoco, um menino curioso, músico e brincalhão Andando de cidade em cidade, os dois trocam suas histórias por brincadeiras. O espetáculo trata de temas, tais como: relações humanas, encantamento, interatividade e seu conteúdo é a cultura popular nordestina.

Data e local:
21/08 - 19h – Porteiras (Praça da Liberdade)
22/08 – 15:30h - Brejo Santo (Pátio do CEI – Professora Maria Leoneide Leandro Lima)
23/08 - 16h - Distrito Tipi – Aurora (Vila Tipi – Praça da Matriz)
23/08 - 20h – Aurora

Post a Comment