Promotores e policiais participaram da ação no início desta manhã
Quatro empresas na cidade de Limoeiro do Norte, no interior do Ceará, foram alvos de mandados de busca e apreensão em operação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), com apoio da Polícia Civil. As empresas são investigadas por atuarem em conjunto para fraudar contratos com a prefeitura municipal. Nessa fase, não são investigados órgãos ou agentes públicos.

A investigação é do promotor da 1° Promotoria da comarca de Limoeiro do Norte, Gleydson Pereira, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). "As quatro (empresas) participavam de licitação e só uma ganhava sempre. Isso levantou suspeita", afirmou o promotor.

Uma das empresas investigadas tinha contratos para atuar no transporte escolar, no aluguel de veículos para a prefeitura e, até mesmo, na execução de obras públicas.

"Fizemos uma busca na sede das empresas, mas quase todas eram sedes fantasmas. Apenas em uma delas, nós apreendemos mais de 40 documentos de veículos e outros documentos de licitações", ressaltou Gleydson Pereira.

As ações de busca e apreensão foram autorizadas pela juíza Gerana Celly Dantas da Cunha, da 2ª Vara da comarca de Limoeiro do Norte. Além dos documentos, foram apreendidos computadores que ainda passarão por perícia.

De acordo com o Ministério Público, o esquema das empresas atuava em Limoeiro, mas tem contratos também em, pelo menos, outros oito municípios, entre eles Jijoca de Jericoacoara e Quixeré.                  (G1 CE)

Post a Comment