Em pouco mais de dois anos, o município de Juazeiro do Norte teve o número de equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) ampliado de 56 para 82.  

As equipes de Saúde Bucal (eSB) passaram de 31 para 38, havendo ainda mais 14 equipes habilitadas pelo Ministério da Saúde aguardando apenas a entrega dos equipamentos para serem implantadas. Já o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) passou de 07 para 12 equipes.

A Secretária da Saúde, Francimones Albuquerque, explica que a maioria dos investimentos tem sido direcionados para a Atenção Primária porque esta é a porta de entrada para os demais serviços da saúde. “É o primeiro lugar onde se procura atendimento e é para ela resolver mais de 85% dos problemas de saúde da população. Quando a gente tem uma Atenção Primária resolutiva, temos uma população menos doente, com maior capacidade produtiva, bem como conseguimos uma significativa redução nas Unidades de Pronto-Atendimento e nas urgências dos hospitais”, afirma. 

Em 12 meses, 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram totalmente reformadas e reequipadas. Dessas, quatro são pontos de apoio para comunidades que antes não dispunham de um local apropriado para os atendimentos, estando ainda em andamento a reestruturação de mais duas UBS.

Em abril deste ano, foi iniciado o atendimento noturno nas UBS, de segunda à sexta-feira, das 18h às 22h. Sete Unidades já contam com o horário ampliado, nos bairros Vila Nova, Limoeiro, São José, Pirajá, Franciscanos, Salesianos e Triângulo. Nas três últimas há ainda atendimento odontológico.

A expectativa é de que com o concurso recentemente realizado as equipes de ESF que ainda estão sem o profissional médico possam ser completadas. Além disso, quatro das UBS com atendimento noturno foram credenciadas para receber recursos do Ministério da Saúde, o que tornará possível a ampliação do horário em outros bairros.

Post a Comment