O Ceará tem mais dois casos suspeitos de sarampo, segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Os pacientes deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Conjunto Ceará, em Fortaleza, na noite desta segunda-feira (2). Uma ala da unidade foi isolada, funcionários e demais pacientes que procuram o local estão sendo avisados e precisam fazer uso de máscaras para evitar o contágio. Um caso foi confirmado no estado este ano.

Pacientes que chegaram na UPA em busca de atendimento confirmaram o aviso. "Só informaram que tinham essas duas pessoas com suspeita de sarampo na unidade e deram a máscara. Quem quisesse ficar na unidade, ficasse, e quem não quisesse podia se retirar", disse uma mulher que não quis ser identificada.

Os casos suspeitos de sarampo chegam a 20 no Ceará, segundo a epidemiologista da Sesa, Daniele Queiroz. O último boletim oficial da secretaria foi divulgado em 26 de agosto e mostra apenas 9 casos em investigação.

Os principais sintomas do vírus são febre, conjuntivite, coriza, tosse e manchas vermelhas. A doença é considerada “altamente contagiosa”, podendo ser transmitida pelo ar, por secreções respiratórias ou da boca e gotículas produzidas em tosse ou espirro.                   (G1 CE)

Post a Comment