Com o intuito de proporcionar melhor assistência aos romeiros que visitam Juazeiro do Norte no período da Romaria de Nossa Senhora das Dores, a Secretaria da Saúde, está com cinco pontos de apoio à saúde funcionando em locais com maior concentração de visitantes, que são a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores (Matriz), o Horto, as Igrejas do Socorro, dos Salesianos e dos Franciscanos.

Cerca de 500 atendimentos estão sendo realizados diariamente, com o envolvimento de 50 profissionais. Entre os procedimentos, são ofertados teste de glicemia capilar, aferição da pressão arterial, consultas médicas e de enfermagem, administração de medicação oral e injetável, atendimento de primeiros socorros e disponibilização da ambulância para transferências quando necessário.

A enfermeira Luzanira Lima relata que os casos mais frequentes são relacionados à hipertensão e diabetes. “Muitos são hipertensos e diabéticos e não trazem a medicação. A gente estando à disposição eles vêm até aqui, tomam a medicação, e também a gente dá os medicamentos”, afirmou.

A dona de casa Cátia Marques, de Maceió, Alagoas, está visitando Juazeiro do Norte pela segunda vez e levou a filha ao ponto de atendimento da Matriz. “A minha menina está vomitando e com dor de cabeça. Agora ela está tomando soro. Eu gostei do atendimento. É importante com certeza, porque se a gente precisar de um médico, de um atendimento, a gente tem pra onde ir”, disse ela.

Já a assistente social Simone Farias, também de Maceió, buscou atendimento para seu filho, que estava tossindo e com febre. “Ele já estava com alergia e piorou durante a viagem. O atendimento foi bom. É importante ter esse suporte para os visitantes, porque a gente vem de longe, alguns já adoecidos ou adoecem quando chegam aqui. O atendimento melhora a qualidade da nossa visita”, concluiu.

Post a Comment