A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (SEMADT), em nome da Prefeitura do Crato, finaliza nesta quarta-feira, 04, as inscrições do I Concurso de Educação Ambiental e Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos – “Coleta Premiada", que irá selecionar Escolas Municipais e Centros de Referência de Assistência Social que desenvolverem o seu próprio Sistema Educativo de Coleta Seletiva de Resíduos.

O concurso é uma parceria da SEMADT com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS). O objetivo é tornar eficiente o sistema de coleta de lixo no que se refere à diminuição da quantidade de resíduos gerados, contribuindo para a separação dos resíduos, coleta, destinação e reciclagem.

O Secretário Brito Júnior destaca o pioneirismo do município na realização do concurso. “O nosso objetivo é incutir em toda a população a responsabilidade socioambiental, estimulando professores, profissionais, as crianças, premiando as escolas, para que a coleta seletiva seja prática diária em todas as comunidades e nos lares dos cratenses. Fora isso, estimulamos todo o circuito do lixo, envolvendo os catadores e as usinas de reciclagem, de reaproveitamento, itens importantes do ponto de vista material e social", comentou.

Todo o resíduo coletado será doado à Associação dos Agentes Recicladores do Crato (AARC) e, de forma indireta, ao Instituto de Apoio a Criança com Câncer (IACC), localizado na cidade de Barbalha.

O concurso é dividido em quatro categorias e serão premiadas Escola, o CRAS ou outra unidade descentralizada, bem como orientadores e alunos que desenvolverem o melhor Sistema Educativo de Coleta Seletiva de Resíduos e coletar a maior quantidade de resíduos e óleo de cozinha proporcionalmente à população escolar e rede de usuários. A premiação será realizada por categoria e englobará computadores, tablets, e bicicletas.

Os participantes deverão atender os seguintes pré-requisitos: elaborar um Plano de Ação de Coleta Seletiva voltado à destinação final de resíduos nas escolas e CRAS, e enviar para o e-mail concursoambiental@crato.ce.gov.br, identificando instituição, diretor, coordenador, professor e orientador do CRAS; confeccionar coletores de resíduos a partir de materiais recicláveis e/ou reutilizáveis, resistentes e sustentáveis para o ambiente escolar e espaços de convivência incentivando a educação ambiental e sanitária; coletar óleo de cozinha por meio de campanha ambiental e sanitária; dentre outros.

Mais informações no edital disponível no site da Prefeitura Municipal do Crato.

Post a Comment