Entre os vencedores do 31º Troféu HQMIX, conhecido como “Oscar dos quadrinhos brasileiros”, está o juazeirense Henrique da Cruz Sampaio, de 24 anos. Os escolhidos receberão a estatueta do personagem “Nhô Quim”, de “Angelo Agostini”. A lista com o nome de todos os ganhadores, divulgada nesta segunda-feira (9), está disponível aqui.

Henrique foi premiado na categoria “TCC – Trabalho de Conclusão de Curso” pelo trabalho Webcomics: Dos Átomos aos Bits. A pesquisa acadêmica do jovem, graduado em Artes Visuais, na Universidade Regional do Cariri (URCA), é sobre quadrinhos digitais e foge do formato padrão, sendo realizada inteiramente em quadrinhos. 


“Eu quis falar sobre os quadrinhos desde quando soube que para se formar na graduação era preciso apresentar um TCC no final. E decidi o que iria escrever e desenhar também. Meu orientador que sugeriu fazer todo o processo do meu TCC em quadrinhos e falar sobre o que eu vinha experimentando naquele momento, que eram os quadrinhos digitais, afirma Henrique.

O juazeirense irá participar do evento de premiação que ocorrerá na Comedoria do SESC Pompeia, em São Paulo, no próximo domingo (15), às 17h30, com apresentação de Serginho Groisman, performance do Grupo Prana Teatro e discotecagem de MZK.


“Estou muito feliz por receber o troféu mais importante da América Latina e grato por todos que me apoiaram nessa jornada desde o início de quando comecei a produzir o meu TCC até ganhar o HQmix. É bom quando temos o reconhecimento daquilo que amamos fazer, isso dá um gás para continuar a produzir”, comemora.

O Troféu HQMIX foi criado em 1988, pela dupla JAL e Gualberto Costa, no programa TV MIX, da TV Gazeta. O prêmio logo foi apadrinhado pelo então apresentador do programa, Serginho Groisman. A votação nacional é feita pela categoria dos desenhistas de HQs e Humor Gráfico, por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (IMAG).

(Fonte: Site Badalo)

1 Comentários

  1. Parabéns ao jovem Henrique. Espero que a nova joia do Cariri seja lapidado com muito carinho pelos responsáveis pela formação dos novos talentos brasileiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário