FOTO: Elizângela Santos
Redação: Gazeta do Cariri

O município de Juazeiro do Norte assinou contrato com a Cagece para a realização de um grande projeto de saneamento básico. São R$ 478.792.930,14 a serem investidos nos próximos anos, universalizando o sistema de saneamento básico e possibilitando a resolutividade de um dos problemas mais sérios já vivenciados na cidade até o momento.

O encaminhamento do projeto, com contrato assinado entre a Cagece e Governo do Estado, contando com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), através do Programa de Parceria de Investimentos – PPI, traz a modelagem de uma parceria público-privada, com a finalidade de atingir a universalização do serviço de esgotamento sanitário, promover melhorias operacionais e reduzir perdas de água nos sistemas, nas regiões metropolitanas do Estado.

Os projetos destacam as ações de Juazeiro do Norte a serem executadas. Isso, com o menor impacto tarifário possível, tendo em vista o contrato de delegação de serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, que venha contemplar a amortização dos investimentos no prazo de 35 anos. Com isso, o período de prestação de serviços da Cagece para a cidade de Juazeiro do Norte passa a ser até 2055.

Os projetos desenvolvidos em Juazeiro do Norte envolvem desde ampliação no sistema de abastecimento nos bairros São José, Aeroporto e Triângulo, a substituições de ligações prediais e redes de abastecimento de água, elaboração de projetos de abastecimento, ampliação e melhoria do sistema, previstas no Plano Municipal de Saneamento Básico, e a universalização do sistema de esgotamento sanitário. Alguns dos projetos estão em atividade de preparação de licitação, outros em captação de recursos financeiros, e com projetos a serem elaborados.

Post a Comment