Em recente pesquisa que contabiliza a população de cada município brasileiro, Juazeiro do Norte é a sétima cidade com a maior população do interior do Nordeste, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento populacional registrado entre 2018 e 2019 mostrou aumento de 0,8%, com um total de 274.207 mil habitantes.

No quesito, Juazeiro do Norte fica atrás de Mossoró (RN), com 297.378 habitantes; Vitória da Conquista (BA), com 341.597 habitantes; Petrolina (PE), com 349.145 habitantes; Caruaru (PE), com 361.118 habitantes; Campina Grande (PB), com 409.731 habitantes e Feira de Santana (BA), com 614.872 habitantes. A cidade caririense fica à frente de Imperatriz (MA), com 258.682 habitantes; Arapiraca (AL), com 231.747 habitantes e Juazeiro (BA), com 216.707 habitantes.

Todos os dados desconsideram a densidade demográfica e população que habitam as regiões metropolitanas das respectivas cidades, o que pode aumentar ou diminuir as posições populacionais do ranking. Mesmo estando fora do Top 5 do grupo seleto das maiores cidades do interior nordestino, Juazeiro do Norte é uma das cidades que mais cresceu no Brasil nos últimos dez anos e compõe a segunda maior região metropolitana do Estado, além de ser uma das cidades que mais fechou negócios imobiliários nos últimos dois anos, ao contrário da perspectiva nacional que permanece em declínio.

Cidade Inteligente
Outro ponto que destaca a cidade polo do Triângulo Crajubar é sua proximidade com o projeto de torna-la uma “cidade inteligente”, sendo local de constantes experimentos tecnológicos para benefício e facilidades aplicadas a nova realidade mundial. A proposta é unir qualidade de vida à tecnologia nesta que já é uma das regiões com maior diversidade comercial do Nordeste.

Juazeiro já é pioneira no Brasil com a sanção de uma lei específica para este fim. A Lei Municipal de Inovação e Smart City já é realidade desde o ano passado e possibilita que a cidade fundada pelo Padre Cícero seja um campo de experimentos que visa implementar ações para integrar o dia a dia dos moradores com o que há de mais moderno e sustentável.

O plano diretor regente à cidade inteligente prevê total iluminação da cidade por meio de lâmpadas LED, o que já encontra-se em fase avançada. Ampliação do serviço de Wi-fi público junto ao projeto das praças auto sustentáveis, onde o próprio equipamento forneça a energia que irá utilizar para permitir o funcionamento de equipamentos eletrônicos e conectividade.

o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci), Michel Araújo, é quem toma a frente do projeto, e em recente entrevista ao Diário do Nordeste destacou a viabilidade de aplicação do projeto a exemplo de outras cidades como Curitiba (PR) e Angra dos Reis (RJ), que já testam estas usabilidades e discutem dentro da gestão pública a constante aplicação de projetos inteligentes de inovação tecnológica para o bem estar da população.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment