Imagem de Huberto Cabral durante ensaio fotográfico
no Centro do Crato. FOTO: Felipe Azevedo
O memorialista, repórter e radialista Huberto Cabral relembra em texto publicado nesta quinta (12) a cobertura dos 51 anos da chegada da televisão ao Cariri por sistemas de repetidores. O texto publicado no site da Rádio Educadora relata o ato inaugural e reportagem feita pela equipe da emissora cratense. 

O ato inaugural do sistema ocorreu ao meio dia do dia 12 de setembro de 1968, presidido pelo governador Plácido Aderaldo Castelo, no palácio da abolição, com a presença dos 32 prefeitos do Cariri, em nome dos quais discursou o prefeito Humberto Macário do Crato, agradecendo ao governador.

Em seguida, falou o governador Plácido Castelo parabenizando a região e o avanço das telecomunicações. Foi ele, segundo Huberto, que acionou o canal 2 da TV Ceará, dos Diários Associados, transmitindo  som e imagem para o Cariri, em cadeia com TV Tupi do Rio e São Paulo.

O primeiro sinal de televisão capitado no Cariri foi da TV Jornal do Commércio,  de Recife, pela equipe da Rádio Educadora, no dia 15 de agosto de 1960, na praça da Matriz de Milagres, durante a festa de sua padroeira e da semana do município.

A equipe técnica da Rádio Educadora era comandada por José Cirilo, assessorado por Edmundo Gonçalves e Inácio Teles e acompanhados pelo gerente Pedro Norões, pelo repórter Huberto Cabral, pelos convidados especiais Ernani Silva e Thomaz Osterne de Alencar.

(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment