FOTO: Elizângela Santos
O Ministério do Turismo divulgou, no Diário Oficial da União (DOU), o Novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Assaré, Barbalha, Brejo Santo, Crato, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Santana do Cariri e Várzea Alegre são os municípios do Cariri que integram o documento, que abrange quase 2.700 cidades em 333 regiões turísticas no país. O reconhecimento serve como subsídio para priorização de investimentos por programas do Ministério, que incluem ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos.

Destes, Juazeiro do Norte é o único município caririense com classificação de porte B. As variações, que são A, B, C, D e E, servem como instrumento de desempenho das economias locais. Como explicou Júnior Feitosa, secretário de Turismo em Juazeiro do Norte e presidente do Conselho de Desenvolvimento do Turismo (Condetur) do Cariri, a classificação inclui critérios como a quantidade de empreendimentos no Cadastur, do Ministério do Turismo. Quanto mais ofertas, maior a possibilidade de subir de nível.

Além dos municípios caririenses incluídos no mapa, Missão Velha e Jardim também integram o Condetur. Juntos, gestores e instituições de fomento e ensino, além de profissionais como guias de turismo e representantes do setor de hotelaria, bares e restaurantes, buscam o fortalecimento do segmento. Entre as atuais pautas está o “destino turístico Cariri”, previsto para ser lançado oficialmente pelo Governo do Estado, no mês de novembro.

De acordo com Júnior, nos últimos anos foram realizadas consultorias em prol do destino turístico, a partir das quais foram definidas informações para apresentação a níveis internacional, nacional e regional. No movimento, ele destaca a importância da iniciativa privada, do movimento oriundo das faculdades, da força do setor industrial e do aeroporto regional como fatores promissores. “Temos cerca de dez empresas que fazem receptivo turístico, com trilhas, guiamento, atrativos em aventura, rapel, parapente etc. Há diversidade que cresce, qualificação, modernização das instalações e otimização dos conhecimentos na espera de que o Cariri desponte como destino turístico”, enfatizou, ao dizer que tudo motiva para que os trabalhos continuem e que novos investimentos, como o teleférico no Horto, sejam feitos.

Para o Secretário de Turismo do Crato, Luís Carlos Saraiva, a permanência do Município no mapa é importante, pois garante a aptidão para parcerias junto ao Ministério e à Secretaria do Estado. Luiz Carlos, que também é vice-presidente do Condetur, destacou aumento na visitação na cidade: à imagem de Nossa Senhora de Fátima, por exemplo, as visitas aumentaram mais de 300%. A Expocrato, por sua vez, teve média de 700 mil pessoas durante os nove dias de evento. “Temos caminhado juntos e é importante que essa união atinja outros municípios. Sempre convocamos e pedimos as presenças nas reuniões para que o turismo gere rotas e atrativos diferentes”, finaliza, dando destaque a pontos como Espedito Seleiro, em Nova Olinda; Museu de Paleontologia, em Santana do Cariri; Observatório de Pássaros, em Potengi; e Horto, em Juazeiro etc.                               (Fonte: Jornal do Cariri)

Post a Comment