Os organizadores pedem permissão para gravar a conversa e publicar
os relatos e fotos, nas redes sociais. FOTO: Cariri Invisível
A cidade que ninguém vê. É assim que o projeto Cariri Invisível é descrito nas redes sociais. Há dois meses atuando na região, o Cariri Invisível já contou a história de 21 pessoas em situação de vulnerabilidade social e mantém um cadastro de 70, que são beneficiadas pela distribuição de doações que o projeto arrecada e pelo atendimento periódico de profissionais voluntários.

O Cariri Invisível é um dos braços de um projeto que tem ganhado o país. Tudo começou em Natal, capital do Rio Grande do Norte, com o RN Invisível. Lançado em fevereiro de 2018, a página contava histórias de pessoas em situação de vulnerabilidade social “que passam despercebidos no meio de um mar de gente” e trabalhar pela sua reintegração socioeconômica.

O projeto chegou ao Cariri através de Kaique Lima, de 27 anos, e Giovana Lacerda, de 20. Kaique foi voluntário do RN Invisível durante o tempo em que morou no Rio Grande do Norte. Quando voltou a morar no Crato, Kaique e a juazeirense Giovana decidiram implantar o projeto na região.

Crianças em comunidade de Juazeiro do Norte beneficiadas pelo projeto. FOTO: Cariri Invisível
“O Cariri conta com vários projetos como esse, porém o Cariri Invisível tem um maior impacto social pela exposição nas redes sociais das histórias e dos relatos dessas pessoas que a gente atende”, conta Giovana Lacerda em entrevista ao Site Miséria.

A abordagem é simples. O primeiro passo é estabelecer um diálogo com as pessoas que podem ser beneficiadas pelo projeto. “Sempre explicando o que é o projeto, como acontece, se estão dispostos a participar, a contar sua história”, revela Giovana.

Ela e Kaique pedem permissão para gravar a conversa e publicar os relatos e fotos, nas redes sociais. “Se as pessoas não quiserem ter suas histórias expostas, não autorizarem foto ou gravação, a gente faz só a inscrição delas no projeto”, explica.


O Cariri Invisível auxilia as pessoas cadastradas com distribuição das doações recebidas e com o atendimento de profissionais voluntários que realizam o acompanhamento dos inscritos. Dentre os profissionais voluntários estão médicos, advogados e assistentes sociais.

O projeto recebe a doação de alimentos não perecíveis, kits de higiene, produtos de limpeza, roupas e cobertores. Para contribuir basta entrar em contato por telefone ou pelo Instagram.

Cariri Invisível
(88) 9 9792-4826
Instagram @caririinvisivel

(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment