O curso de Psicologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) realizará o evento Setembro Amarelo: Saúde Mental e Perspectiva de Cuidado. A atividade acontecerá nesta quarta-feira (18), a partir das 8h, no auditório do bloco A do campus Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas presencialmente, no dia, horário e local do evento. O momento será aberto ao público e fará alusão à campanha de prevenção ao suicídio.

Setembro Amarelo
A campanha do Setembro Amarelo, reforçada pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado no último dia 10, vem se consolidando com o objetivo de diminuir e prevenir esses casos, através de ações realizadas por profissionais de áreas que lidam com a questão da saúde mental e por diversos segmentos da sociedade que abraçam a causa da prevenção ao suicídio.

Confira a programação completa do evento:
8h – Credenciamento
8h30 – Palestra “Perspectivas e Práticas de Autocuidado em Saúde Mental”
Maria Iracema Mariano de Amorim
Psicóloga Clínica, Coordenadora de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde do Crato e Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental.

10h – Mesa-Redonda: Questões Filosóficas, Fenomenológicas e Políticas do Suicídio
Cícero Reginaldo Nascimento Santos
Professor da Unileão e professor efetivo de Filosofia da Secretaria de Educação do Ceará – SEDUC.

Adjalmo Pereira Filho
Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio e Professor da Disciplina de Socioantropologia da Saúde e Trabalho & Sociabilidade nos cursos de Enfermagem e Serviço Social da Unileão.

14h – Minicursos
18h30 – Suicídio na Contemporaneidade e sua Prevenção
Márcio Arthoni Souto da Rocha
Doutor em Psicologia pela Universidade de Fortaleza e professor do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral.

20h – Mesa-Redonda: Aspectos Biopsicossociais do Suicídio e Formas de Cuidado
Thaís Tavares Sampaio
Médica formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com residência médica em psiquiatria no Hospital Walter Cantídio/UFC e professora de Psiquiatria do curso de Medicina da Universidade Federal do Cariri – UFCA.

Alberio Ambrósio Cavalcanti
Doutorando em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC e professor do curso de Fisioterapia da Unileão.

José Mamede Cruz dos Santos
Graduado em Medicina pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e médico integrante da Secretaria Municipal de Saúde de Barbalha – Ceará.

Serviço
Setembro Amarelo: Saúde Mental e Perspectiva de Cuidado
Data: 18 de setembro
Horário: 8h
Local: auditório do bloco A, campus Lagoa Seca

Post a Comment