Em sessão na Câmara de Vereadores do Crato nesta quarta-feira (23), foi discutida a implementação de um projeto para aplicar ao sistema de zoonoses do município algo similar ao “Castra-móvel” de Juazeiro do Norte, sendo chamado de “VetMóvel”. A ideia é que além de castrações e exames para prevenção da Leishmaniose, possam ser ofertados serviços veterinários e controle da população de animais abandonados nas ruas da cidade.

A proposta foi discutida em púlpito através da professora Dra. Socorro Vieira, docente do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Cariri (UFCA), que falou sobre a iniciativa. Segundo ela, a ideia é que os serviços prestados no Centro de Zoonoses do Cariri, em Crato, possam ser ofertados nas comunidades através de um trailer, que irá contar com apoio de alunos do curso de Medicina Veterinária da instituição, que já tem turmas a iniciar em 2020.

“É uma realidade que convivemos todos os dias. Passamos nas ruas vemos animas nas praças e ruas, abandonados. Devemos nos preocupar com o mosquito transmissor, que vive em regiões de mata, e que transita na zona urbana. O exame de diagnóstico da leishmaniose visceral canina será a prioridade do VetMóvel. Hoje quem faz o exame é o Centro de Zoonoses do Cariri, num centro triagem. A ideia é que este projeto circulasse os bairros para fazer este exame nos animais”, fala a professora.

Socorro diz ainda que o projeto facilitará o controle da população de cães e gatos abandonados pela cidade, e que a iniciativa também pode chegar a regiões vizinhas, reduzindo os indicies da doença transmitida para humanos.

O projeto deve passar pelo crivo dos parlamentares e ser votado pela Casa.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment