Header Ads

Iniciada campanha de vacinação contra o sarampo; veja como imunizar as crianças em Crato e Juazeiro


FOTO: Marcelo Camargo
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda (7) em todos os postos de saúde do país. A imunização é voltada a crianças de seis meses até menores de 5 anos e vai até o dia 25 de outubro. O “Dia D” de mobilização nacional para esse grupo acontece no próximo 19 de outubro.

As pessoas com faixa etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de imunização em dia também terão direito a vacina a partir de 18 de novembro indo até 30 do mesmo mês. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios.

Vacinação em Juazeiro e Crato
Os dois maiores municípios do Cariri, Juazeiro do Norte e Crato, estão com a vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

No Crato, o horário de atendimento nas UBS’s da zona urbana é de 7h30 às 17h e na zona rural de 8h às 14h. No “Dia D” de vacinação, 19 de outubro, um sábado, todas as UBS’s estarão abertas para receber a população.

Em Juazeiro, a vacina está sendo distribuída entre os postos nesta segunda, e estará disponível a partir de terça-feira (8), em todas as UBS’s, no horário normal de funcionamento das Unidades, conforme informou a assessoria.

As vacinas específicas para crianças que têm alergia à proteína do leite estão disponíveis no Hospital Stephânia (Tasso Ribeiro Jereissati).

Sobre a doença
O sarampo é uma doença infecciosa grave causada por um vírus que pode levar à morte. A transmissão ocorre por via aérea, ou seja, quando a pessoa infectada tosse, fala ou respira próximo de outras pessoas.

Também há a possibilidade de a infecção ocasionar sequelas irreversíveis. Quando a doença ocorre na infância, o doente pode desenvolver pneumonia, encefalite aguda e otite média aguda, que pode gerar perda auditiva permanente.

Os sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, coriza (nariz escorrendo ou entupido) e mal-estar intenso. Quando o quadro completa de três a cinco dias, podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas do paciente.

A prevenção ao sarampo, feita por meio da vacinação, é fundamental, já que não há tratamento para a doença.                (Fonte: Agência Brasil/ Site Badalo)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.