Header Ads

Circuito Patativa do Assaré leva arte e cultura para cidades da região do Cariri



Assim como nas edições anteriores, a Mostra Sesc de Culturas Cariri vai promover mais uma edição do Circuito Patativa do Assaré, que tem o objetivo de descentralizar e expandir o acesso à programação do Encontro, que em 2019 acontece de 08 a 12 de novembro. Assim, além de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, as cidades de Potengi, Assaré, Farias Brito, Santana do Cariri, Nova Olinda, Salitre, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Caririaçu, Aurora, Jati, Penaforte, Brejo Santo, Granjeiro, Mauriti, Jardim, Missão Velha, Porteiras e Milagres também recebem ações artísticas e culturais para crianças e adultos de todas as idades.

Neste ano, os espetáculos se destacam por trazer temáticas lúdicas e com uma pegada bem circense, dentre outros temas. Em APalhassadamuzikada – Uma Sinfonia Engraçada, por exemplo, a Companhia Teatral Turma do Biribinha (AL) desenvolve números musicais convencionais e inusitados preenchidos por esquetes e gags do palhaço tradicional. Já o espetáculo Qual a Graça de Laurinda?, do grupo Triolé (PR), é inspirado na linguagem de desenho animado. Em cena, dois palhaços disputam o coração de uma palhaça que só existe na imaginação dos dois.

De Manaus, a Cacompanhia de Artes Cênicas leva para a Mostra a peça O Palhaço De La Mancha, que conta a história de Mosquita, Caco, Pingo e Guaracy. De tanto lerem livros de um tal Miguel de Cervantes, eles se esqueceram de suas atividades cotidianas e perderam o juízo. A programação conta ainda com a intervenção Probabilidade, do Coletivo Lateral (SP), que usa a linguagem do circo, com o intuito de ressignificar o espaço público.

Intercâmbio cultural
Outro destaque do Circuito Patativa do Assaré é a participação da Cia Carroça de Mamulengos, que vai apresentar O Babauzeiro. Trata-se da mais nova brincadeira do Mestre Carlos Gomide, fundador da companhia, que, tendo aprendido a sua arte com o falecido mestre paraibano Mestre Antônio do Babau, recebeu o apelido de Carlos Babau. Além disso, integram a programação os projetos Julieta Mais Romeu, do Grupo Avessa de Teatro (RN), que faz uma versão do clássico de William Shakespeare com uma roupagem nordestina, e O Menino do Tambor, com a atriz cearense Andreia Paris em sua performance como Palhaça Fuinha.

“O Circuito Patativa do Assaré tem a grandeza de fazer com que a arte dos mais diversos lugares do Brasil possa chegar aos moradores dos municípios da região. É um momento de troca, na verdade, em que os artistas bebem um pouco da cultura local, sentindo-se também tocados pela força do povo do Cariri”, explica George Belisário, Supervisor de Cultura do Sesc Crato.

Sobre a Mostra Sesc de Culturas Cariri
Idealizada pelo Departamento Regional do Sesc Ceará, instituição que integra o Sistema Fecomércio-CE, a Mostra Sesc de Culturas é palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais. Realizada no Cariri, transforma a região em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, circo, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo.

Ao longo das edições, mais de 6 milhões de espectadores já acompanharam peças de teatro, apresentações musicais e de dança, grupos de tradição popular, exposições, entre muitas outras atividades. A abrangência da programação é outro marco, com início apenas no município de Crato e está, atualmente, em 23 cidades da região do Cariri.

Desde 2004 (6ª edição), a Mostra não tem caráter competitivo, tornando-se espaço de estímulo à produção, nas diversas áreas artísticas, com proposta de intercâmbios culturais, favorecendo o desenvolvimento de projetos colaborativos e de coletivos independentes, nas mais variadas categorias. Os artistas, de todas as regiões do Brasil, veem no projeto uma forma de fortalecer as múltiplas linguagens artísticas, bem como promover encontros e beber na rica fonte cultural caririense.

Serviço:
Circuito Patativa do Assaré:
Período: 08 a 11 de novembro
Local: Região do Cariri
Programação: Sitewww.mostracariri.com.bre no aplicativo de celular “Mostra Sesc de Culturas”, disponível para AndroideiOS
Entrada Gratuita
Mostra Sesc de Culturas Cariri
Período: 08 a 12 de novembro
Acesso: Para os shows de abertura e encerramento, além dos espetáculos e apresentações em lugares fechados é necessária a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis a serem trocados nas Unidades Sesc, em Juazeiro do Norte ou Crato, conforme limite de capacidade dos espaços.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.