As pessoas privadas de liberdade em todo o Brasil realizam nesta terça-feira (8) e quarta-feira (9), o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja PPL 2019. No Ceará, mais de 4.500 internos participam da prova que dá a oportunidade de certificar os detentos em nível Fundamental e Médio. Ocorrem provas em Juazeiro do Norte e Crato.

As provas são aplicadas em 19 unidades prisionais do Ceará (CPPL I, CPPL II, CPPL III, CPPL IV, Caucaia, IPPOO II, IPF, CTOC, IPFHVA Pacatuba, Irmã Imelda, Professor Sobreira Amorim, Cepis, Centro de Detenção Provisória, Cp de Guaraciaba do Norte, CP de Sobral, UP PIRS, CP de Crato, CP de Juazeiro do Masculina e UP Pirc).

Pela manhã as provas tem início às 9h e terminam às 13h. A tarde o início dos exames será às 15 e seguem até 20h. São 120 questões no total para os participantes do Exame divididos em quatro provas. 67 professores estão envolvidos nas provas esse ano. Além de coordenadores e diretores das escolas.

As provas do Ensino Fundamental são divididas em Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação e História e Geografia. Já no Ensino Médio as avaliações são similares as do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem): Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas tecnologias.

Remição de pena
Se aprovado, o detento ganha a certificação para a conclusão do ensino fundamental Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O apenado que tiver a aprovação também terá a remição de pena. Ela varia de acordo com a conclusão. No Ensino Fundamental são 66 dias a menos de pena. Já no Ensino Médio são 50 dias a menos.

Post a Comment