FOTO: George Wilson
O dia de paralisação nacional reuniu centenas de pessoas que desceram a Rua São Pedro em Juazeiro do Norte, tendo como ponto de concentração a CREDE 19. A manifestação faz parte do movimento geral pela educação.

A convocação para o ato aconteceu pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), professores da Universidade Regional do Cariri (URCA) e movimentos sociais. Estiveram presentes também representantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE).

A manifestação também permitiu acesso a inclusão, com manifestantes alunos de universidades públicas que possuem algum tipo de limitação ou deficiência. José da Silva França, estudante de Jornalismo da UFCA, que é cadeirante, e estudantes do curso de Letras-Libras da mesma instituição, foram acompanhados de colegas dos seus respectivos cursos.

Edson Xavier, vice-presidente do Sindicato dos Docentes do Cariri, falou também que os manifestantes reivindicam o “Future-se”, projeto do Governo Federal. “Esse projeto do governo nesse momento é um ataque a educação de um modo geral. Compromete o funcionamento de escolas, universidades e institutos federais. A perspectiva é piorar a situação e é um caso muito sério, por isso a gente precisa mobilizar trabalhadores, funcionários e professores, para que a gente possa barrar esse projeto”, enfatizou o professor.

Ele relatou também que as pautas locais da classe dos professores, está ligada a manutenção do financiamento da educação pública e instituições de ensino superior, fim dos cortes de bolsas e a não aceitação do modelo de escola militar proposto pelo Ministério da Educação, tendo em vista que o Ceará foi o único no Nordeste que teve aprovação.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment