Jornalista e escritor maranhense, Celso Borges
Na cidade do Crato, o Sesc convida leitores para o Festival da Palavra – O Movimento das Letras que Gritam por Liberdade e promove encontros com poetas, contistas, romancistas, cordelistas, entre 15 e 18 de outubro. Oficinas, espetáculos narrativos, debates, saraus, performances, café literário compõem a programação com escritores do Ceará, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Pará, Sergipe e Distrito Federal.

Nos encontros, os convidados refletem sobre a relação da literatura com território, memória, identidade, ancestralidade, feminismo, poesia popular e incentivam a aproximação com a leitura. Dando início ao Festival, a oficina “Contar Histórias, Reinventar o Mundo”, da escritora Danielle Ferreira acontece às 14h no Sesc Crato e demonstra ferramentas para a narração criativa. A autora também conduz uma performance inspirada nos contos do folclorista e historiador, Luiz Câmara Cascudo.

O escritor baiano Itamar Vieira Jr, ao lado do jornalista e crítico literário Tom Farias, que escreveu a biografia da autora Carolina Maria de Jesus, debatem o protagonismo negro no campo literário. Dia 15/10, às 19h, no Café Literário que será realizado no Espaço da Palavra, localizado na Praça Siqueira Campos.

Referências da literatura nacional, como o poeta Nicolas Behr, o jornalista e escritor maranhense, Celso Borges, e novos escritores caririenses investigam as diversas possibilidades expressivas e inquietações no Conexão Poética. Behr é um dos expoentes da Geração Mimeógrafo, que na década de 1970 criou espaços para a poesia marginal no mercado editorial brasileiro. Em suas composições, Borges explora interseções entre a poesia e a música com seus livros-CD XI (2000), Música (2006) e Belle Époque (2010). O poeta caririense Daniel Batata se destaca por seu processo criativo a partir de imagens do cotidiano. Claudia Rejane, Ermano Morais, Claudio Reis também participam do debate.

Há espaço também para a literatura indígena com Marcia Kambeba, a autora paraense da etnia Omágua/Kambeba publicou o livro de poesias ‘Ay Kakyti Tama – Eu moro na cidade’ no qual busca desconstruir o colonialismo. Junto com a poeta feminista, Nina Rizzi, reflete sobre ancestralidade no debate “Vozes mulheres – viver para contar”.

No dia 17/10, cordelistas participam do Sarau Poesia Plural em uma escola pública no Crato, os convidados são: Josenir Lacerda, primeira mulher caririrense a entrar na Academia Brasileira de Literatura de Cordel; Daniel Gonçalves, neto de Patativa do Assaré; Pedro Ernesto de Morais, Luciano Carneiro

No encerramento do Festival, a poesia popular será versejada pelos irmãos cantadores pernambucanos Greg Marinho, Miguel Marinho e Antonio Marinho, integrantes do grupo “Em Canto e Poesia”. A apresentação acontece dia 18 de outubro, às 19h30, Praça Siqueira Campos.

Serviço
Festival da Palavra – Crato
Data: 15 a 18/10
Gratuito

Programação
Oficina Contar Histórias, Reinventar o Mundo | Danielle Ferreira (BA)
Data: 15 a 18/10
Horário: 14h
Local: Sesc Crato
Oficina Auto-organização e criação literária: o corpo inscrito e o corpo que se inscreve | Débora Arruda (SE)

Data:15 a 17/10,
Horário: 14h
Local: Sesc Crato
Performancenarrativa As Princesas Cascudas | Danielle Ferreira (BA)

Dia 15/10
Horário: 18h30
Local: Pça. Siqueira Campos – Crato
Café Literário: Quem estava falando sobre nós não éramos nós | Itamar Vieira Jr (BA) e Tom Farias – (RJ)

Dia 15/10
Horário: 19h
Local: Pça. Siqueira Campos – Crato
Clube de leitura – Bate-papo com Mário Rodrigues (PE)

Dia 16/10
Horário: 15h
Local: Escola Polivalente Governador Adauto Bezerra, Crato
Sarau Coração Despovoado | Débora Arruda (SE)

Dia 16/10
Horário: 18h30
Local: Pça. Siqueira Campos – Crato-CE
Café Literário:
Pele poema, a língua da poeta | Cristiane Sobral (DF) e Cida Pedrosa(PE)

Dia 16/10
Horário: 19h
Local: Espaço da Palavra, Praça Siqueira Campos – Crato
Sarau Poesia Plural | Luciano Carneiro, Josenir Lacerda, Daniel Gonçalves, Pedro Ernesto de Morais

Dia 17/10
Horário: 15h
Local: Escola Teodorico Teles, Crato
Conexão Poética – intervenções, agitações e desvarios | Nicolas Behr, Celso Borges, Daniel Batata, Claudia Rejane, Ermano Morais, Claudio Reis

Dia 17/10
Horário: 19h
Local: Pça. Siqueira Campos – Crato
Café Literário: Vozes mulheres – viver para contar | Marcia Kambeba (PA) e Nina Rizzi (CE)

Dia 18/10
Horário: 18h30
Local: Pça. Siqueira Campos – Crato-CE
Show “Em Canto e Poesia” | Greg Marinho, Miguel Marinho e Antonio Marinho 

18/10
Horário: 19h30
Local: Pça. Siqueira Campos – Crato-CE

Post a Comment