Túnel Veneza, maior obra do Cinturão das Águas.
FOTO: Nívia Uchôa
O Governo Federal fez um novo repasse, no valor de R$ 16,6 milhões, para as obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), ao todo, foram repassados R$ 27,2 milhões para as obras do CAC este ano.

O projeto, executado pelo governo do estado, será responsável por transferir águas captadas na Barragem de Jati, no Eixo Norte do projeto de integração do rio São Francisco, e abastecer a Região Metropolitana de Fortaleza. Os 53 quilômetros do CAC que levarão água para o estado estão finalizados.

Eixo Norte
O bombeamento da terceira estação do Eixo Norte (EBI-3) foi ativado no último dia 30 de agosto, e as águas começaram a percorrer os canais para chegar até Jati, no Ceará.

A previsão, segundo o governo do Ceará, é que até o fim do primeiro trimestre de 2020 as águas do "velho chico" cheguem à cidade cearense. São 60 quilômetros de extensão até chegar ao reservatório de Jati.

Atualmente, o Eixo Norte apresenta 97,05% de execução física. A expectativa do Ministério do Desenvolvimento Regional é concluir os trabalhos para o transporte de água no trecho neste segundo semestre.                  (G1 CE)

Post a Comment