Juazeiro do Norte é líder no ranking dos municípios cearenses com maior quantidade de jovens, de 16 a 17 anos, que adquiriram o título eleitoral. Atualmente, a cidade conta com aproximadamente 1.200 adolescentes que já estão cadastrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O próprio TRE é responsável pelo levantamento e a divulgação das colocações dos municípios. No início do ano de 2019, Juazeiro se encontrava na quinta posição. 

O índice apresentado no final deste ano é decorrente da busca do Município pelo Selo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), especificamente a campanha “Partiu Mudar”, realizada pelo NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes). A campanha efetuou o cadastramento eleitoral de aproximadamente 400 alunos da rede pública de ensino. 

Segundo Anderson Lima, responsável pela administração do NUCA, a campanha foi essencial para a aquisição dessa posição no ranking, atuando com os grêmios estudantis, na formação de adolescentes, sobre a importância do ato de votar e oferecendo transporte para que os alunos da rede pública pudessem fazer o cadastramento eleitoral em horário de aula. 

A campanha foi investida por meio de um trabalho intersetorial, em apoio com a CREDE 19 (Coordenadoria Regional de Desenvolvimento Educacional de Juazeiro do Norte), Secretária de Educação Municipal (SEDUC), Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), TRE e UNICEF.                     (Fonte: Jornal do Cariri)

Post a Comment