O 43° Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular, maior evento nacional da especialidade, acontece no Recife de 8 a 12 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco. Promovido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular Regional Pernambuco (SBACV-PE), o evento conta com o apoio da SBACV Nacional e das regionais e será presidido por um ilustre filho da terra, o médico barbalhense Eraldo Arraes de Lavor, cirurgião vascular e vice-presidente da SBACV-PE.

Atualmente médico chefe do serviço de cirurgia vascular do Hospital do Tricentenário, em Olinda (PE); cirurgião vascular no Hospital dos Servidores do Estado e no Hospital Geral Otávio de Freitas, no Recife (PE), Dr. Eraldo possui graduação em Medicina pela Universidade de Pernambuco (1995), Residência Médica em Cirurgia Geral (1998) e em Cirurgia Vascular (2001). Também possui título de Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular (2004). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e Membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Vascular. Ele também foi membro da Diretoria da Sociedade Pernambucana de Angiologia e Cirurgia Vascular (2010-2013) e presidente da Sociedade Pernambucana de Angiologia e Cirurgia Vascular (biênio 2014-2015).

Evento
Cerca de 150 convidados nacionais e 25 internacionais vão debater os mais recentes estudos e tratamentos relativos às doenças vasculares. Dentre eles, os que mais preocupam a população: a doença varicosa (varizes), aneurisma, trombose venosa, acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame, pé diabético, transplante renal e fistula para hemodiálise.

A programação abordará inovações e avanços na cirurgia de varizes, como as técnicas ambulatoriais minimamente invasivas (como laser e “espuminha”) evitando a hospitalização; o tratamento domiciliar da trombose venosa e sua associação ao câncer, além do planejamento de cirurgia vascular com tecnologias de impressão em 3D.

Outros destaques serão os casos vasculares de repercussão nacional, como ataques de tubarão, traumas na infância e por arma branca, abordando a importância de protocolos no socorro do trauma vascular. Em Pernambuco, especialmente, haverá destaque ao atendimento adequado às vítimas atacadas por tubarões.

A expectativa da diretoria da SBACV-PE é receber cerca de 4 mil congressistas, entre angiologistas, cirurgiões vasculares e endovasculares, ecografistas, residentes e acadêmicos. O objetivo da sociedade é proporcionar um evento de qualidade aos médicos e oferecer a oportunidade de debater temas atuais da área, além de promover uma interação entre os participantes e levar informações à população. Durante o encontro, haverá ainda a premiação dos melhores trabalhos científicos.  

(Diário de Pernambuco)

Post a Comment