FOTO: Almir Gadelha
O óleo que infestou o litoral do Nordeste brasileiro nos últimos dias pode ter origem venezuelana. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a identificação do material foi feita em investigação sigilosa realizada pela Marinha e pela Petrobrás, que encontraram sinais de petróleo em meio às manchas de óleo similares ao produzido na Venezuela. 

Mais de 130 pontos da orla brasileira já mostram a presença do poluente. No Ceará, nove praias foram afetadas. 

Nesta terça-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro comentou que as investigações ainda estão em curso e não descartou que o vazamento do material possa ser consequência de uma ação criminosa.

Conforme o jornal paulista, uma fonte da alta cúpula do governo confirmou que era o mesmo tipo de óleo extraído da Venezuela. Contudo, não é possível afirmar que as fontes de todo o vazamento sejam as mesmas, mas análises realizadas em algumas amostras já teriam comprovado a origem venezuelana do material. 

Cautela
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou ainda nesta terça-feira (8), em entrevista à rádio BandNews FM, que o poluente não é brasileiro, mas também que não seria possível afirmar ainda que seja venezuelano. 

Ele ressaltou que os trabalhos de análise do material contam com ajuda de diversos outros países.      (Diário do Nordeste)

Post a Comment