FOTO: Ilustrativa
Ocorre na próxima terça-feira (29), uma solenidade de entrega de 49 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Ceará, para reforçar o quadro de atendimentos de urgência e emergência no Estado. Algumas destas, inclusive, farão parte da frota da unidade microrregional de Juazeiro do Norte, a fim de beneficiar o atendimento a outros municípios do Cariri.

Com a inclusão das novas unidades móveis, quatro municípios da região irão receber cobertura do SAMU através do número 192. São estes Barbalha, Missão Velha, Jardim e Caririaçu.

O evento de entrega, que contará com a presença do governador Camilo Santana, ocorre em Fortaleza às 8h da manhã, descolando logo em seguida as unidades para seus respectivos destinos.

Camilo já havia divulgado, através de uma de suas transmissões oficiais em sua página no Facebook, que a questão do atendimento e capilaridade de atuação do SAMU seriam sanadas, e que novas ambulâncias iriam chegar, compondo a frota da regional em Juazeiro.

Atendimento 24h
Com pouco mais de cinco anos de atuação na microrregião de Juazeiro do Norte, e onze no Ceará, o SAMU também compõe na região as microrregionais divididas em Crato, Brejo Santo e Iguatu, quem mantém um atendimento especializado em bases descentralizadas para cobrir toda a região do Cariri e também cidades da região dos Inhamuns.

Dados obtidos pela reportagem em 2018 apontam que durante todo o ano, mais de 50 mil ligações por mês foram recebidas pela entidade, contando com o atendimento geral das microrregionais que se baseiam na unidade de Juazeiro.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes multiprofissionais de saúde, formada por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que prestam o socorro em qualquer lugar, seja ele privado (residências, locais de trabalho etc.) ou público (vias públicas), após chamada gratuita, feita através do 192.

Um médico regulador faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante em que o SAMU recebe a ligação. Esse profissional orienta o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações que podem ser tomadas, como a prestação de primeiros socorros ou imobilização da vítima, a depender da gravidade do caso. Nos casos mais graves, o paciente é transferido de uma ambulância com UTI (Unidade de Suporte Avançado – USA). O médico comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) e garante dessa forma atendimento rápido com menos riscos de sequelas e redução de óbitos.

O serviço realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo e armas brancas, quedas, choque elétrico, afogamento e intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética. Também é acionado para a realização de atendimento de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto; atua no atendimento médico de urgências psiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment