Com o fim do horário de verão, a hora local de fechamento dos portões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai mudar nos 16 estados das regiões Norte e Nordeste. Ao contrário dos anos anteriores, dessa vez, o Brasil terá apenas três fusos horários durante o exame. Isso significa que, na maior parte do país, as provas do Enem 2019 começarão uma hora mais tarde do que ocorreu em 2018.

O cronograma oficial do Enem 2019 segue a hora de Brasília, no Distrito Federal. Mas, por causa dos fusos do Brasil, para que as provas sejam aplicadas no mesmo momento a todos os candidatos do país, o horário local do Enem varia de estado para estado. Neste ano, o exame ocorrerá nos dias 3 e 10 de novembro.

Vale lembrar que todos os candidatos que chegarem no local de provas depois do fechamento dos portões são eliminados do exame.

O horário de Brasília, no Distrito Federal, é o mesmo de Goiás e dos estados do Sudeste e do Sul. Dessa vez, os nove estados do Nordeste, além do Pará e do Tocantins, também estão no mesmo fuso horário, e não uma hora atrás. Já os demais estados do Norte, que antes ficavam entre duas e três horas atrás do horário de Brasília, agora ficaram com atraso de entre uma e duas horas.

O Amazonas, mais uma vez, é o único estado com dois horários locais diferentes – em 13 municípios, o horário local é o mesmo do Acre.

Horários LOCAIS de fechamento dos portões

13h (fechamento dos portões no horário local)
Alagoas – Amapá – Bahia – Ceará - Distrito Federal - Espírito Santo – Goiás – Maranhão - Minas Gerais – Pará – Paraíba – Paraná – Pernambuco – Piauí - Rio de Janeiro - Rio Grande do Norte - Rio Grande do Sul - Santa Catarina - São Paulo – Sergipe – Tocantins

12h (fechamento dos portões no horário local)
Amazonas (com exceção de 13 municípios – veja mais abaixo) - Mato Grosso - Mato Grosso do Sul – Rondônia – Roraima

11h (fechamento dos portões no horário local)
Acre
Amazonas (13 municípios da região sudoeste: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga)

Horário das provas (horário OFICIAL de Brasília)
Abertura dos portões: 12h (horário de Brasília)
Fechamento dos portões: 13h (horário de Brasília)
Início das provas: 13h30 (horário de Brasília)
Fim da prova no dia 3: 19h (horário de Brasília)
Fim da prova no dia 10: 18h30 (horário de Brasília)
OBS: Só poderá entrar no local de provas quem apresentar documento de identificação com foto, seguindo as regras determinadas no edital                    (G1)

Post a Comment