Segundo avaliação do Ranking Universitário Folha (RUF) em 2019, ao menos seis universidades cearenses atingiram melhora em suas posições em comparação ao ano passado, após avaliação feita entre as universidades brasileiras. A lista contempla a Universidade Regional do Cariri (URCA), que atingiu o 146º lugar, e a Universidade Federal do Cariri (UFCA), que atingiu o 175º lugar.


A avaliação anual atribui pontuações a áreas como ensino (32 pontos), mercado de trabalho (18 pontos), inovação (quatro pontos), pesquisa (42 pontos) e internacionalização (quatro pontos). A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) foi a única universidade do Ceará a piorar a situação no ranking, indo da posição 131º para a 133º, com notas mais baixas nos quesitos mercado, ensino e inovação.

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Universidade de Fortaleza (Unifor) figuram entre as 100 melhores do País. A Estadual ocupa a posição 55º, enquanto a privada está em 63º. Além da URCA e UFCA, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) também figurou a lista, em 168º lugar.

(Fonte: O Povo-Site Badalo)

Post a Comment