FOTO: Davi Pinheiro
Consolidada ao longo de duas décadas como um dos maiores projetos de difusão das artes do Brasil, a Mostra Sesc de Culturas Cariri proporciona, mais uma vez, múltiplas experiências estéticas e de imersão cultural na região. Mais do que nunca, o encontro deste ano está baseado na conexão entre tradição e contemporaneidade, por meio da vivência de manifestações em diferentes linguagens, como artes cênicas, artes visuais, música, literatura e audiovisual.

De 08 a 12 de novembro, uma programação intensa vai agregar mais de 300 atividades gratuitas em 23 cidades do Cariri, protagonizadas por mestres da cultura, brincantes, artistas locais e de outros estados. Assim, tanto o público quanto os participantes vão ter a oportunidade de trocar ideias e experiências, a partir do intercâmbio de conhecimento. O fazer artístico e suas variadas expressões, questões de acessibilidade, sustentabilidade, manifestações populares, patrimônio imaterial e memória social são apenas alguns dos temas que vão ser discutidos e partilhados ao longo dos cinco dias da Mostra.

Assim como acontece todos os anos, a Mostra Sesc de Culturas no Cariri tem início com os tradicionais cortejos dos grupos de tradição pelas ruas da cidade de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. Já o show de abertura, que acontece no dia 08/11, às 20h, no Parque de Exposição Pedro Feliciano Cavalcante (Crato), fica por conta da cantora Gal Costa. No final do encontro, no dia 12/11, quem se apresenta é o cantor e compositor Nando Reis, que leva para o Largo da Matriz (Juazeiro do Norte) a turnê “Esse Amor Sem Preconceito”. 

Durante a Mostra, vão acontecer ainda diversas atividades culturais, como forma de reforçar a pluralidade do projeto. Além dos artistas convidados, mais de 70 trabalhos foram selecionados por curadoria, levando ao público o melhor da arte e da cultura de estados como Ceará, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraíba, dente outros. No total, a programação tem a participação de 16 estados do País.

Pluralidade

Em 2019, a programação Musical é marcada pela participação de artistas como Curumin, Siba, que acaba de lançar o disco “Coruja Muda”, Yannick Delass, compositor, cantor e guitarrista original da República Democrática do Congo e Cidadão São-tomense, Mestre Luiz Paixão, de Olinda, dentre outros. Além disso, as bandas Casa de Velho e Projeto Rivera, que vêm ganhando cada vez mais destaque no cenário local e nacional, também se apresentam na Mostra.

Nas Artes Visuais, um dos destaques é a exposição Arte Têxtil, da artista cearense Andréa Dall´olio, que poderá ser vista na Galeria de Arte do CCBNB. Na mostra, as telas em tecidos interagem com a própria pintura, de modo a enaltecer o valor artístico do bordado, que é uma tradição reconhecida da cultura cearense. O resultado é uma multiplicidade de formas e temas expressos dentro do abstracionismo, numa técnica tridimensional que cria volume e expande do suporte da pintura tradicional.

A Mostra também vai receber a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, com a Desmontagem Evocando os Mortos - Poéticas da Experiência. O espetáculo refaz o caminho do ator na criação de personagens emblemáticos da dramaturgia contemporânea. Constitui um olhar sobre as discussões de Gênero, abordando a violência contra a mulher em suas variantes, questões que passaram a ocupar centralmente o trabalho de criação do grupo. Essa não é a primeira vez que o Evocando Mortos passa pela Mostra Sesc Cariri. O espetáculo está na programação deste ano justamente por ter sido um divisor de águas na comunidade artística da região.

Acessibilidade e educação ambiental

Vale destacar ainda que, nesta edição, vai haver tradução em LIBRAS em duas atividades do eixo Literatura. A apresentação “Bichos, Cantos em Encantos”, por exemplo, reúne histórias da tradição oral de povos indígenas e povos africanos, além de um belo conto de autor com temática indígena. Já em “Conte a Sua”, misto de cena, histórias, música e jogo, traz a personagem de máscara Véia do Bambu, numa representação da música Tango no Mango (Uzina), clássico da cultura popular brasileira. A proposta é estimular a troca de experiências – matéria-prima para o ser narrativo que habita cada um de nós.

Como forma de estimular atitudes sustentáveis, a Mostra apresenta, mais uma vez, o projeto Pensando Verde, em que o público vai poder participar de oficinas, vivências e troca de livros por mudas de plantas. E, como não poderia deixar de ser, grupos tradicionais da região vão se apresentar durante todo o encontro. Além dos cortejos, grupos de reisado, guerreiros, de dança, capoeira, bandas cabaçais e grupos de coco, por exemplo, animam as ruas, praças e terreiros, celebrando a diversidade e o berço cultural do Cariri.

“Considerado um dos marcos de atuação do Sistema Fecomércio-Ce, a Mostra pode ser considerado a primeira e uma das maiores aldeias culturais do País, a partir do diálogo entre várias linguagens artísticas. São mais de 20 anos de efervescência cultural, promovendo tanto ao público como aos artistas e mestres a troca de experiências e o intercâmbio de conhecimentos. A programação chega com um convite para que o público se permita viver o desconhecido, abrindo o leque de possibilidades e experimentar o novo. Mais do que isso, a Mostra Sesc de Culturas Cariri também contribui para o desenvolvimento socioeconômico da região, impactando positivamente a vida das pessoas que fazem parte de tudo isso, seja aqueles que prestigiam a programação quanto os que trabalham para o sucesso do encontro”, afirma Maurício Filizola, presidente do Sistema Fecomércio. 

Sobre a Mostra Sesc de Culturas Cariri

Idealizada pelo Departamento Regional do Sesc Ceará, instituição que integra o Sistema Fecomércio-CE, a Mostra Sesc de Culturas é palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais. Realizada no Cariri, transforma a região em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, circo, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo. 

Ao longo das edições, mais de 6 milhões de espectadores já acompanharam peças de teatro, apresentações musicais e de dança, grupos de tradição popular, exposições, entre muitas outras atividades. A abrangência da programação é outro marco, com início apenas no município de Crato e está, atualmente, em 23 cidades da região do Cariri.

Desde 2004 (6ª edição), a Mostra não tem caráter competitivo, tornando-se espaço de estímulo à produção, nas diversas áreas artísticas, com proposta de intercâmbios culturais, favorecendo o desenvolvimento de projetos colaborativos e de coletivos independentes, nas mais variadas categorias. Os artistas, de todas as regiões do Brasil, veem no projeto uma forma de fortalecer as múltiplas linguagens artísticas, bem como promover encontros e beber na rica fonte cultural caririense.

Serviço: 
Mostra Sesc de Culturas Cariri
Período: 08 a 12 de novembro 
Local: Região do Cariri
Programação: Sitewww.mostracariri.com.br

Post a Comment